Pretende comprar o novo Mac Mini M2? Não escolha a versão de 256 GB

Segundo o primeiro vídeo de teardown dos novos Mac Mini M2 Pro, os modelos de 256 GB e de 512 GB têm uma diferença significativa, que reduz para metade o desempenho do SSD na versão base.

Passado pouco mais de uma semana deste a revelação dos novos Mac Mini equipados com os novos processadores Apple M2 Pro, começam a surgir as primeiras análises dos novos equipamentos, que são, na sua grande maioria, bastante positivas. Existe, no entanto, um vídeo de um “teardown” que revela uma diferença significativa entre a versão base de 256 GB de armazenamento, e a versão de 512 GB.

Esta descoberta foi feita pelo YouTuber Luke Miani, que adquiriu duas versões distintas, a de 256 e 512 GB de capacidade, tendo decidido abrir os mesmos para conhecer as suas entranhas. Foi durante esse processo que confirmou a presença de dois chips de memória NAND na versão de 512 GB, estando cada um deles colocado nas duas faces da motherboard.

Comparativamente ao modelo de 256 GB, este apenas utiliza um chip NAND em vez de dois, como na versão de 512 GB de capacidade. Isto faz com que a velocidade de leitura e escrita do SSD dos novos Mac Mini seja severamente prejudicada se optar pelo modelo base, que revela cerca de 1.5 GB/s de velocidade média, ao contrário dos 3 GB/s de velocidade que o modelo de 512 GB garante.

Esta situação demonstra claramente que a Apple está a aproveitar a simplificação da estrutura dos componentes na motherboard para uma poupança nos custos de produção. No que toca ao consumidor final, recordamos que o novo Mac Mini, que está disponível desde 729 euros, verá o seu preço subir em 231.27 euros caso opte pela opção de 512 GB para o SSD, para um total de 960.27 euros.