Ontem temos a conhecer a existência de uma falha no funcionamento da câmara de vapor dos dissipadores das novas AMD Radeon RX 7900 XTX, que faz com que estas placas, quando instaladas na horizontal, sejam incapazes de arrefecer correctamente o GPU, fazendo com que este entre “throttling”, ou seja, reduz as frequências (e respectivo desempenho) para reduzir as temperaturas.
Esta descoberta foi feita por Der8auer, um popular YouTuber e overclocker alemão, através do teste em várias situações, de quatro placas gráficas idênticas, todas elas identificadas originalmente como sofrendo da mesma falha. A situação hoje evoluiu, através da publicação de um comentário de outro entusiasta e responsável da página Igor’sLab, que recebeu uma confirmação de um parceiro da AMD (OEM).
Segundo a mensagem partilhada, foi detectada a existência de um dos parceiros da AMD, que fabricam o dissipador, de terem utilizado pouco líquido na câmara de vapor do dissipador, o que por sua vez impede que este consiga condensar quando a placa está posicionada na horizontal.
Caso esta afirmação se confirme, isto significa que a situação da AMD talvez não seja tão grave quanto se pensava originalmente, já que este problema apenas deverá afectar um determinado lote, e não toda a série de placas RX 7900 XTX, como originalmente previsto. Resta-nos aguardar por mais desenvolvimentos (e confirmações oficiais) sobre esta situação.