Hospedagem para site de comércio eletrónico

ecommerce

Um fator crucial que pode fazer ou quebrar um site de comércio electrónico é a solução de hospedagem.

Os Serviços de Hospedagem para sites de comércio electrónico devem ser modificados para atender aos requisitos específicos das lojas online. Os sites de E-commerce têm requisitos específicos e, portanto, requerem hospedagem mais especializada. A seguir estão os aspectos mais importantes a serem considerados ao hospedar uma loja online:

1. Localização e acessibilidade do servidor

É essencial que uma loja online esteja sempre acessível aos usuários, e essa acessibilidade deve ser mantida 24 horas por dia sem interrupção. A localização do servidor pode desempenhar um papel na disponibilidade do seu site. Para garantir o nível mais alto, encontre um servidor localizado próximo à sua base de clientes.

Recomenda-se a utilização de arquitecturas redundantes, balanceamento de carga e serviços de CDN (Content Delivery Network) em países estratégicos para garantir a alta disponibilidade do sistema. Se essas precauções forem tomadas, a loja online poderá acomodar grandes quantidades de tráfego de clientes.

2. Tempo de carregamento

Um tempo de carregamento rápido é essencial tanto para a experiência do utilizador quanto para a optimização do mecanismo de pesquisa. É importante seleccionar um provedor de hospedagem que possua um data center robusto situado num ponto neutro de troca de tráfego, juntamente com acordos de peering nos países em que o site opera, a fim de garantir que os tempos de carregamento da página sejam os mais rápidos possíveis. Isso pode ajudar a reduzir o tempo que os usuários precisam esperar para o site carregar depois de clicar em um link. Como você pode ver, a localização do servidor afecta tanto a acessibilidade quanto o tempo de carregamento do seu site.

3. Flexibilidade

A solução de hospedagem deve ser facilmente escalável e personalizável para o código, conteúdo e tipo de cada loja online. Flexibilidade é uma obrigação. Não importa se você escreve seu próprio código ou usa um sistema de gerenciamento de conteúdo como Prestashop ou Magento. A solução de hospedagem que você escolher deve atender a todos os seus requisitos e fornecer controlo sobre a personalização e a flexibilidade dos recursos. Plataformas de nuvem escaláveis, acesso à rede privada para programadores, ambientes de desenvolvimento seguros e gerenciamento de bases de dados são alguns dos recursos essenciais dos serviços que devem ser fornecidos para garantir que a solução de hospedagem possa ser actualizada ou rebaixada de acordo com os requisitos.

4. Gestão proactiva

Porque uma loja online está sempre aberta, é essencial ter uma gestão proactiva e um suporte disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano. Isso permitirá que você resolva rapidamente quaisquer problemas que possam surgir. A gestão proactiva inclui o monitoramento do site para detectar e prevenir problemas antes que eles apareçam, bem como fornecer uma resposta rápida a quaisquer problemas que ocorram.

Qual solução de hospedagem é ideal para uma loja de comércio electrónico?

Hospedagem partilhada, hospedagem dedicada e hospedagem de servidor virtual privado são as três principais variedades de hospedagem, mas qual é a melhor para uma loja de comércio electrónico?

Hospedagem partilhada

Quando vários sites alugam espaço no mesmo servidor, esse arranjo é conhecido como hospedagem compartilhada porque os recursos dos sites são agrupados. Essa é uma opção que pode ser mais económica para sites menores que recebem pouco tráfego. A hospedagem compartilhada não é a melhor opção para uma loja de comércio electrónico, pois o desempenho do seu site, os recursos e a segurança são limitados.

Hospedagem dedicada

Hospedagem dedicada é quando um servidor é alugado para apenas um site. Sites maiores que recebem muito tráfego ou sites que precisam de um alto nível de personalização podem se beneficiar dessa opção. É uma solução de hospedagem cara que vem com mais recursos necessários para uma loja de comércio electrónico. Portanto, esta também não é a melhor opção.

Hospedagem VPS

Um servidor virtual privado (VPS) é um híbrido dos dois, no qual um único servidor é particionado em várias partes, cada uma com seus próprios recursos independentes. Sites que recebem um volume moderado a alto de tráfego e utilizam uma quantidade significativa de recursos podem se beneficiar dessa opção. Ele permite que você adquira um serviço de hospedagem na web robusto, seguro e poderoso a um preço relativamente barato. Por fornecer o armazenamento necessário, os níveis de alto desempenho e a capacidade de dimensionar conforme necessário, é especialmente útil para empresas que estão crescendo ou planejando aumentar o tráfego da Web. Por esses motivos, a hospedagem VPS é a melhor opção para uma loja de comércio electrónico.

Conclusão

Escolher uma hospedagem para e-commerce não é uma tarefa fácil. Se deseja que a sua loja online seja bem-sucedida, você precisa escolher a solução de hospedagem certa que vem com recursos como velocidade de carregamento rápido, segurança e assim por diante.