Google pode lançar um dispositivo de localização semelhante ao AirTag da Apple

O novo dispositivo da Google tem o nome de código 'Grogu' e pode ser apresentado na próxima edição do Google I/O.

De acordo com tweet publicado por Kuba Wojciechowski, que no passado já revelou outros produtos da Google antes da apresentação, a equipa Nest da Google está a desenvolver um dispositivo de localização que tem o nome de código ‘Grogu’ (o nome oficial da personagem da série Mandalorian, conhecido inicialmente como “Baby Yoda”).

Segundo a publicação, o localizador vai ter um altifalante, suporte para Bluetooth Low Energy e ultra-wideband (UWB). Wojciechowski tirou esta conclusão, após ter notado que a Google acrescentou suporte para dispositivos localizadores no hub para programadores na funcionalidade Fast Pair, que permite fazer o emparelhamento rápido de dispositivos Bluetooth no sistema operativo Android.

Grogu

Embora não tenham sido dados mais detalhes, o localizador da Google deve funcionar da mesma forma que os AirTags, que podem ser colocados em qualquer objecto e depois controlar a localização desse objecto através do smartphone. Wojciechowski diz que os smartphones Pixel 6 Pro e Pixel 7 têm ambos módulos UWB, que permitem orientar os utilizadores para objectos próximos com precisão. No entanto, ele também diz que a rede de localização da Google não necessita de usar UWB, porque o Bluetooth Low Energy deve ser suficiente.

Embora a Google não consiga garantir que todos os dispositivos Android incluam módulos UWB, Wojciechowski diz que a Google está a colaborar com os fabricantes de chipsets para os ajudar no suporte para a tecnologia Fast Pair. Isto pode querer dizer que podem surgir outras marcas de localizadores que usam a tecnologia da Google.

Estes localizadores podem ser apresentados na próxima edição da conferência para programadores Google I/O.