CEU
Foto de NOAA na Unsplash

7 serviços de meteorologia online

Esta é uma selecção de alguns serviços de previsão meteorológica e para contribuir para a construção de modelos meteorológicos mais precisos.

Esta é uma selecção de alguns serviços de previsão meteorológica e para contribuir para a construção de modelos meteorológicos mais precisos.

Portugal não pode queixar-se do clima que tem. É um dos países com mais horas de exposição solar, e a maior parte das regiões tem um clima ameno durante todo o ano. Mas é claro que o São Pedro não deixa de nos pregar algumas partidas, como os períodos de seca que são seguidos de chuva muito intensa que provoca cheias.

É para prever este tipo de percalços, que muita gente não deixa de ver como vai estar a meteorologia no smartphone para o dia a seguir. Mas no computador as possibilidades ultrapassam o “ver-se-vai-fazer-chuva-ou-sol” – há um conjunto de serviços online que permitem analisar o estado do tempo em tempo real, ou ver dados históricos sobre o clima em todo o mundo.

Se for mais longe (ou se tiver paciência), vai ainda poder identificar padrões climáticos. Alguns destes sites convidam-no ainda a introduzir informação sobre o tempo e contribuir, assim, para a comunidade que se interessa pela meteorologia.

Sat24

Sat24

Vamos começar pelo Sat24, um site onde é possível ver imagens em time-lapse do tempo sobre Portugal e o resto da Europa (clique no menu do lado esquerdo e escolha Portugal & Spain), num determinado período de tempo – por defeito são as últimas duas horas.

No Sat24 é possível ver bancos de nuvens, precipitação e trovoada. No canto inferior direito, clique no ícone das rodas dentadas para fazer aparecer o pequeno menu ‘Display’. Aqui pode determinar a sua localização em ‘Set up my location’, para ver o tempo numa região mais específica.

Earth

Também online, a plataforma Earth é mais um espectáculo gráfico que uma ferramenta pura de previsão meteorológica. Este globo interactivo mostra o vento, as correntes marítimas, particulas em suspensão na atmosfera e até fogos activos no planeta, mas fá-lo de uma forma tão bela que parece que se está numa estação meteorológica futurista.

Earth

Além de podermos ver as correntes de vento que vêm na nossa direcção, o Earth dá-nos ainda a ideia de como todas elas estão ligadas. Para ver isto em todo o mundo basta arrastar o globo com o rato; para fazer zoom, o método é o tradicional: usar a roda de scroll do rato.

Ao clicar no nome ‘earth’, vai ter acesso a uma série de opções, como uma para ver apenas os ventos sobre o oceano ou apenas as marés, com a respectiva indicação de temperatura com recurso a uma escala de cores. Se for mais exigente, pode mudar o tipo de projecção do globo: tem oito modos à escolha.

Climate Prediction + BOINC

O projecto Climate Prediction, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, usa o poder de processamento dos computadores pessoais para fazer previsões meteorológicas. Esta iniciativa funciona através de um conceito chamado ‘computação partilhada’, onde cada um pode disponibilizar o seu PC para ajudar em diversas pesquisas científicas. Uma das mais conhecidas é a SETI at Home, que procura constantemente por sinais extraterrestres e que se baseia em milhares de PC espalhados pelo mundo.

Climate

A ideia é reunir voluntários que disponibilizem o computador para fazer cálculos matemáticos complexos e distribuir, assim, o trabalho por todos, em vez de estar apenas uma máquina com esse trabalho.

Para participar no Climate Prediction vai ter de fazer o download do programa que o vai ligar a este projecto de computação partilhada, o BOINC (Berkley Open Infrastructure for Network Computing) no site boinc.berkeley.edu.

Depois de instalar o BOINC, pode ligar-se não só ao projecto Climate Prediction como a outras causas científicas, ao partilhar uma pequena percentagem do poder de processamento do PC – não se assuste, pois o impacto no desempenho do computador é quase nulo.

Para garantir melhores resultados, os seus criadores recomendam a instalação numa partição específica ou numa máquina virtual, como a VirtualBox, disponível para download no site do BOINC. Antes de começar a usar esta plataforma vai ter de escolher o projecto de uma lista: o Climate Prediction é logo o quarto a aparecer.

BOINCconproyectos

Escolha-o e clique em ‘Próximo’, para fazer a ligação ao servidor e crie uma conta. Para ir acompanhando o desempenho do BOINC, entre em ‘Visualizar’ e depois em ‘Vista Avançada’; seleccione o separador das ‘Tarefas’. Além de poder ver todos os projectos onde está inscrito, o BOINC mostra ainda os cálculos feitos pelo PC num globo terrestre. Para ver isto, seleccione climateprediction.net e depois clique em ‘Mostrar Gráficos’ – pode inclusive colocar este globo como screen saver do PC.

IPMA

Em Portugal, o organismo oficial que faz as previsões e registos meteorológicos oficiais é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O site ipma.pt tem várias opções para ficarmos a conhecer melhor o perfil meteorológico do País e tem uma base de dados sobre o clima desde 2003, com mapas de Portugal que mostram a temperatura ao longo dos doze meses do ano e a precipitação registada. Pode ver estes dados no menu ‘Clima’, na opção ‘Acompanhamento do clima’. Na área ‘Tempo’ está toda a informação sobre a meteorologia nacional, com previsões que podem chegar aos 10 dias, imagens de satélite em tempo real e até uma área onde podemos dar o nosso testemunho sobre um fenómeno meteorológico que tenhamos presenciado.

IPMA_2

O site tem ainda vídeos sobre o tema do clima e mostra o mapa de Portugal na homepage onde podemos ligar vários filtros climáticos como a radiação ultravioleta, o modo de radar ou satélite. O site é muito completo e está cheio de informação específica sobre sismos, pescas, e aeronáutica para os interessados nestas actividades terem dados úteis e práticos. Se se interessa por clima, seja um curioso ou um profissional, o IPMA deve estar na sua lista de favoritos do browser. Pode ainda acompanhar a meteorologia nacional veiculada por este instituto nas apps disponíveis para iOS e Android.

Praias portuguesas em directo

Antes de carregar o carro com as toalhas, geladeiras, chapéus-de-sol insufláveis e derivados, pode ver o estado do tempo em várias praias portuguesas, assim como informações da temperatura da água, intensidade e direcção do vento ou informação sobre as marés.

Especialmente para surfistas e pescadores, um dos melhores sites disponíveis não só em Portugal, como no resto do Mundo, é o Windguru. Aqui é possível ver todos os dados possíveis e imagináveis sobre o estado do vento durante um dia.

WindGuru

O site Beachcam, do Meo, Apesar de muito virado para o surf, com muitas informações sobre o tipo de ondulação, qualquer pessoa o pode consultar e ver em directo a situação de mais de 90 praias nacionais.

Sapo O design da interface é excelente, e a informação aparece de forma muito clara e objectiva, incluindo as horas do nascer e do pôr-do-sol, a altura das ondas e a velocidade do vento. O menu vertical à direita dá ainda acesso a reports mais completos das praias, notícias e vídeos de surf.

Windy

O Windy é um site que mostra as condições atmosféricas em tempo real recorrendo a dados de radares meteorológicos. O site tem um mapa que permite aceder a previsões e notícias de meteorologia de todos o mundo.

Windy

O menu tem uma opção com notícias, rastreamento de furacões e outras opções.

Ventusky

O Ventusky é um site semelhante ao Windy e mostra uma animação da meteorologia em tempo real. O utilizador pode escolher o local a ver através de um campo no canto superior esquerdo. Uma aspecto interessante é mostrar a temperatura de uma determinada zona quando se passa o apontador do rato na imagem.

ventusky