O Windows 7 foi lançado em 2007 e o Windows 8 em 2012 e forma recebidos de duas formas completamente diferentes. O primeiro foi considerado uma das melhores versões do Windows de sempre. O segundo, com um novo design, que ignorava quase completamente tudo o que Microsoft tinha feito até à altura, foi praticamente ignorado pelos utilizadores.
Em 2013, a Microsoft acabou por tentar emendar o erro com o lançamento do Windows 8.1, mas com apenas 19% de quota de mercado, nunca conseguiu obter o mesmo sucesso do Windows 7. Para colocar a situação em contexto, tanto Windows 7, como o Windows 10, conseguiram chegar a mais utilizadores em apenas 8 meses de distribuição.
A Microsoft oferece dois níveis de suporte técnico para os seus sistemas operativos: “mainstream” e “extended”. O suporte “mainstream” para o Windows 7 terminou em Janeiro de 2015 e o suporte “extended” em Janeiro de 2020. No entanto, como o Windows 7 ainda valia 25% do total de instalações do Windows, a Microsoft ofereceu mais 3 anos de suporte técnico se os utilizadores pagassem.
O prazo de suporte adicional do Windows 7 termina a 10 de Janeiro de 2023 e a partir dessa altura o sistema vai deixar de receber qualquer tipo de actualizações. O suporte técnico “mainstream” do Windows 8 terminou em Janeiro de 2018 e o suporte “extended” acaba também a 10 de Janeiro de 2023.
Outro produto da Microsoft que vai deixar de receber actualizações vai ser a versão do browser Edge para o Windows 7 e Windows 8. O suporte técnico para este borwser termina a 12 de Janeiro de 2023. Na mesma altura, a ferramenta Webview2, que permite ao Edge mostrar conteúdos web fora do browser também vai deixar de receber actualizações para correcção de erros e segurança.
O Windows 7 e Windows 8 também vão ser “abandonados” pela Google no ano que vem. Em Outubro, foi anunciado que o suporte técnico para versão do browser Chrome para estes dois sistemas operativos vai ser suspenso a partir de Janeiro de 2023.