Microsoft resolve os problemas de desempenho do Windows 11 22H2 e retoma distribuição

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
Imagem - Microsoft

Como tem sido noticiado, a actualização 22H2 do Windows 11 tem tido um início de vida algo turbulento. Os problemas reportados pelos utilizadores foram de tal ordem, que a Microsoft suspendeu a distribuição da actualização para os resolver. Agora, quase três meses depois, a versão 22H2 vai voltar ao Windows Update. 

A Microsoft removeu o bloqueio no Windows 11, que impedia os utilizadores de actualizarem o sistema operativo para a versão 22H2. A partir de agora, a actualização deve aparecer no Windows Update. Este é um sinal que indica que Microsoft conseguiu resolver os problemas mais graves que afectavam a actualização.

A versão 22H2 foi lançada originalmente em Setembro, em 190 países. Pouco tempo depois, muitos utilizadores começaram a reportar problemas com o software, que incluíam ecrãs azuis e os utilizadores com gráficas Nvidia e monitores com tecnologia G-sync reclamaram que, depois da actualizar, o desempenho gráfico se tinha degradado significativamente.

No mês passado, a Microsoft admitiu o problema, e disse que a actualização 22H2 ligava funcionalidades de depuração de erros, que, supostamente, não deviam estar ao alcance dos utilizadores finais. Nessa altura, a empresa suspendeu a distribuição da actualização. E a Nvidia aconselhou os utilizadores a actualizarem o software de optimização gráfica para jogos GeForce Experience.

No final de Novembro, a Microsoft lançou um patch opcional para os utilizadores que não conseguiam usar os seus computadores correctamente depois de instalarem a 22H2. Para além dos problemas de desempenho em sistemas com gráficas Nvidia, o patch KB5020044 também resolver vários problemas com o serviço de armazenamento em OneDrive. A versão da 22H2 que será instalada a partir de agora, já inclui todas as alterações introduzidas pelo patch KB5020044.

As alterações principais que chegam com a versão 22H2 do Windows, incluem mudanças no menu ‘Iniciar’, jogos e segurança. No que respeita ao menu ‘Iniciar’, os utilizadores podem agora criar pastas para agrupar aplicações no menu, ligar e desligar a organização do menu e arrastar ícones de menu para a Barra de Tarefas. O Explorador de Ficheiros também foi alterado e agora as janelas têm separadores e acesso rápido a ficheiros.

No que toca aos jogos, a actualização 22H2 adicionou a tecnologia Auto HDR e Variable Refresh Rate a jogos DirectX 10 e DirectX 11 executados em janelas (anteriormente estas tecnologias funcionavam apenas em títulos DirectX 12 executados em ecrã inteiro). Os utilizadores podem agora calibrar os ecrãs HDR através de uma nova aplicação e lançar jogos com um comando, através da Barra de Jogos Xbox. Esta actualização também acrescentou a tecnologia DirectStorage, que permite tirar partido da velocidade acrescida das drives SSD M.2.

Finalmente, a nova funcionalidade de segurança Smart App Control bloqueia as aplicações potencialmente perigosas, com base num sistema de detecção através inteligência artificial. Uma nova funcionalidade do Microsoft Defender, notifica os utilizadores se estiverem a inserir credenciais em sites maliciosos.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version