Micrsoft confirma que a actualização 22H2 para Windows 11 degrada desempenho em jogos

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Microsoft reconheceu que a actualização 22H2 para Windows 11 causa problemas de desempenho em jogos em certas situações. A empresa disse que está á procura de uma solução para os problemas que, entre outras coisas, causam falta de fluidez, quedas na taxa de actualização do ecrã e artefactos nas imagens. Até descobrir a solução, a Microsoft suspendeu a distribuição da actualização 22H2.

A Actualização 2022 para Windows 11, também conhecida como actualização 22H2, começou a ser distribuída em 190 países em Setembro. Esta actualização trouxe um grande número de novidades ao mais recente sistema operativo da Microsoft. E, como é muitas vezes o caso, essas novidades também trouxeram alguns bugs.

As queixas de que a versão 22H2 estava a causar problemas no desempenho dos jogos e também ecrãs azuis, começaram a chegar rapidamente. No primeiro caso, as queixas foram desde problemas num único jogo, a problemas com a funcionalidade G-Sync e com o áudio. Aparentemente, apenas os utilizadores com placas gráficas com GPU Nvidia foram afectados.

Pouco tempo depois de estes problemas começarem a ser reportados, a Nvidia informou que uma actualização da aplicação GeForce Experience bastava para os resolver. Agora, um mês depois, a Microsoft admitiu o problema. A empresa explicou que o a actualização para o Windows, tinha feito com que alguns jogos e aplicações ligassem as funcionalidades de debugging de desempenho do GPU, que, supostamente, não deviam estar ao alcance dos consumidores.

A Microsoft informou que suspendeu a distribuição da actualização 22H2 aos dispositivos que possam ser afectados pelos problemas de desempenho. A empresa aconselha todos os utilizadores afectados a não forçarem a actualização através do Windows Update ou através Media Creation Tool.

A empresa também aconselha qualquer utilizador que já tenha feito a actualização e que tenha problemas de desempenho na execução de jogos, a actualizar os jogos e aplicações relacionados (como a Nvidia GeForce Experience) para as versões mais recentes. A Microsoft diz que está a trabalhar numa resolução que será lançada em breve.

Naturalmente, a única solução para todos os que actualizaram o Windows e os jogos, mas que continuam com problemas de desempenho, é fazerem o rollback do Windows 11 para uma versão anterior.

Para além destes problemas com os jogos, a Microsoft informou que a actualização 22H2 para Windows 11 também causou problemas com impressão, áudio e com a funcionalidade de autenticação do sistema operativo. Pode ler a lista de problemas completa aqui.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version