HP EliteBook 840 G9

Este Elitebook está no nosso top 3 dos melhores computadores portáteis em termos de autonomia. Será que isto chega para ser um grande portátil?

O HP EliteBook 840 G9 é claramente um portátil para quem precisa de trabalhar em viagem: leve, bem construído e com o essencial para proporcionar uma experiência de utilização confortável. O ecrã LCD IP tem catorze polegadas e tem uma boa qualidade de imagem, mas o tratamento antirreflexo do ecrã parece tirar-lhe alguma “vida”, mesmo com o brilho regulado para valores mais altos.

A qualidade da construção é a que a HP já nos habituou: tudo no lugar e com um aspecto resistente. O teclado tem um toque muito agradável, é retroiluminado e, à esquerda, temos um leitor de impressões digitais que pode ser usado pela funcionalidade Windows Hello, para autenticar o utilizador. Por falar em autenticação, do lado esquerdo do EliteBook está um leitor de smartcards que também pode ser usado para o mesmo fim, um recurso usado em algumas empresas. Um aspecto interessante é a compatibilidade com cartões SIM para dados, uma alternativa a usar quando não houver Wi-Fi.

Bateria que nunca mais acaba
Este portátil vem com um Intel Core i7 de 12.ª geração, 16 GB de RAM DDR5 (expansíveis) e um SSD NVMe com 512 GB. A gráfica está integrada no processador e usa parte da memória RAM do computador como frame buffer.

No que respeita ao desempenho, nota-se que este computador é mais um corredor de fundo que um sprinter. Nas medições com o PCMark, o EliteBook conseguiu valores um pouco abaixo de outro hardware desta geração, mas nada que saia muito da tendência. No teste gráfico do 3DMark (Wildlife), os valores obtidos também estão dentro daquilo que se espera da GPU da Intel.

Já no que toca à bateria, o EliteBook arrasou: ficou a apenas 25 minutos do melhor computador que passou pela PCGuia (o Portégé X30W), cuja bateria aguentou 853 minutos.

Suspeito de que os valores um pouco mais modestos nos testes de desempenho tiveram influência nos resultados obtidos no benchmark de autonomia, porque, provavelmente, a HP optou por “afinar” este EliteBook para dar preferência à resistência da bateria em detrimento do desempenho puro.


Distribuidor: HP

Preço: €1512


Benchmarks

  • PCMark 10: 4805
  • PCMark 10 Produtividade: 6391
  • PCMark 10 Bateria 825
  • 3D Mark Wildlife: 10287

Ficha Técnica 

Processador: Intel Core i7-1255U
Memória: 16 GB DDR5
Armazenamento: SSD 512 GB
Placa Gráfica: Intel Iris Xe Graphics
Ecrã: LCD IPS de 14 polegadas (1920 x 1200)
Ligações: 2 x Thunderbolt 4, 2 x USB Type-A, HDMI 2.0, smartcard, SIM, Wi-Fi 6e, Bluetooth 5.2
Dimensões: 315,6 x 224 x 19,2 mm
Peso: 1,36 kg