Google acrescenta funcionalidades de poupança de memória e de energia ao Chrome

As novas funcionalidades do Chrome permitem manter o computador a funcionar mais tempo e minimizar o impacto do browser quando se têm muitos separadores abertos ao mesmo tempo.

Modos_Chrome
Imagem - Google

A mais recente versão do browser Chrome da Google, traz novos modos de funcionamento, que têm o objectivo de poupar memória RAM e energia. A nova versão do browser vai chegar em breve aos utilizadores em Windows, macOS e ChromeOS.

Quem gosta de ter muitos separadores do Chrome aberto, podem activar o modo ‘Memory Saver’, para libertar a memória RAM que está a ser usada pelos separadores que não estão a ser usados. Na altura em que qualquer um destes separadores é necessário, o browser volta a carregar o conteúdo da página.

Memory-Saver_1

Esta funcionalidade também deve proporcionar uma experiência de utilização mais suave nos separadores que estão a ser visualizados e liberta memória para todas as aplicações que estão a ser usadas em simultâneo com o Chrome. Segundo a Google, este modo é particularmente útil quando se tem o Chrome aberto, mas minimizado, e se estão a suar aplicações que utilizam os recursos do computador de uma forma mais intensiva, como jogos ou programas de edição de vídeo.

Chrome Battery-Saver

O modo ‘Energy Saver’ pode limitar alguns conteúdos, como vídeos, animações e actividades de segundo plano, para poupar a bateria dos computadores portáteis. Esta funcionalidade liga-se automaticamente quando a carga da bateria do computador fica abaixo dos 20%, mas também pode ser ligada manualmente.

Os controlos para estes dois modos estão no menu que aparece quando se clicam nos três pontos no canto superior direito da janela do browser. O modo ‘Memory Saver’, aparece sob a forma de uma notificação no lado direito do campo onde se inserem os URL. O modo ‘Energy Save’ mostra uma folha num menu à direita da mesma barra.

Estas novidades vêm no seguimento do lançamento de uma nova funcionalidades de busca no Chrome. Os utilizadores que estejam a usar a versão 108.0.5359.95 (ou posterior) do Chrome, podem usar o campo onde inserem os endereços para procurar itens no histórico, separadores abertos e nos favoritos. Basta inserir @bookmarks, @tabs, ou @history no campo dos URL para usar cada uma destas buscas.