Apague pessoas das fotos com o software gratuito PhotoDemon

Já nos aconteceu a todos: tirar uma foto e, depois perceber, que alguém ficou no enquadramento a estragar a paisagem. Em poucos passos, e com o editor de imagem PhotoDemon, vai ser possível apagar as pessoas dessas fotos, para ter um resultado mais “limpo”.

Actualmente, já existem vários recursos de inteligência artificial que conseguem apagar elementos indesejados, em fotografias. Basta fazer o upload de uma imagem para um site (como o magiceraser.io), escolher o que se quer apagar e a tecnologia faz tudo sozinha. Contudo, pode haver pessoas que gostem mais do ritual de descarregar um software e fazer tudo à mão. É para essas que serve este guia.

1 – Aceda ao site photodemon.org e clique no link de download no topo da página: ‘Latest stable release: DownloadPhotoDemon 9.0 (zip file, 14.3 mb)’. Com o ficheiro ZIP já no PC, extraia a pasta com os ficheiros e, depois, dê um duplo clique em ‘PhotoDemon.exe’ para abrir o programa – como é uma versão portátil, dispensa a instalação. A primeira janela que aparece é onde podemos definir a aparência deste software: escolha o esquema de cores que preferir e clique em ‘Ok’; depois, faça ‘Open Image’, para abrir a foto onde quer apagar as pessoas.

2 – Carregue na tecla ‘S’ duas vezes para escolher a ferramenta de selecção elíptica ou clique no botão correspondente, na barra lateral. Faça uma selecção na foto com esta ferramenta: clique num ponto e arraste-a para incluir as pessoas. Tenha cuidado para não escolher elementos da foto que quer manter.

3 – Agora, clique no menu ‘Edit’, seguido de ‘Content Aware Fill’. Aqui, experimente as opções conforme necessário, uma vez que cada imagem irá obrigar a diferentes ajustes. Em particular, marque/desmarque as caixas ‘sample from’ para que o PhotoDemon saiba de onde deve copiar imagem para preencher o lugar das pessoas. Use também a ferramenta ‘sample radius’ para indicar até onde o programa pode ir, além dos limites da elíptica, para copiar informação – quando mais alto for o valor, mais à volta da elíptica o PhotoDemon vai buscar pedaços de imagem para preencher no lugar das pessoas.

Clique em ‘Ok’ para aplicar – uma barra azul, na base da interface, vai marcando o progresso do processo.

4 – O resultado vai depender dos ajustes que fez no passo anterior. Se não estiver satisfeito com o resultado, volte a repetir o processo. Depois de apagar as pessoas, podemos ainda aprimorar o resultado com o carimbo clone do PhotoDemon: é o que vamos fazer a seguir.

5 – Prima a combinação de teclas ‘Ctrl+D’ para limpar a selecção com a elíptica e carregue em ‘C’ para activar a ferramenta de clonagem – na barra lateral, o ícone é o de um carimbo. Na barra de opções, que fica no topo da janela, ajuste o slider ‘size’ para aumentar o tamanho da ponta de cursor; em ‘opacity’, defina um valor de 70, para suavizar a clonagem. Agora, coloque o cursor sobre uma zona da imagem que quer copiar, carregue em ‘Ctrl’ e, depois, clique sobre a imagem: deve aparecer um círculo a tracejado que será a ‘origem’; depois, basta ir clicando nas zonas para onde queremos clonar essa selecção.

6 – Retirar pessoas e outros objectos das fotografias não é o único truque de edição que o PhotoDemon tem na manga. Outra das possibilidades é corrigir a perspectiva de um edifício, para que fique mais direito, nas fotos. Para corrigir isto, clique em ‘Effects’ > ‘Transform’ > ‘Perspective’. Na janela que aparece, tem de arrastar os cantos da imagem (nos pequenos círculos azuis) para endireitar a fachada do edifício.

7 – Finalmente, ensinamos-lhe ainda a fazer um ajuste das cores de uma foto, com a ajuda de filtros. Clique no menu ‘Adjustments’ > ‘Color’ > ‘Photo Filter’ e seleccione a “temperatura” de cor que quer aplicar à fotografia: mais quente (‘warming’ – cores laranja) ou mais fria (‘cooling’ – cores azuis). No slider ‘density’ vai poder escolher a “força” com que quer que o filtro seja aplicado. O preview aparece em tempo real na janela, à esquerda. Para confirmar, clique em ‘Ok’.