Synology DS920+

Um bom NAS para ter em casa ou para pequenos escritórios.

O NAS Synology DS920+ é uma evolução directa do DS420+, que usamos há já alguns anos na PCGuia. Por fora, as diferenças são muito poucas: no DS920+, a porta USB traseira mudou de sítio, para um local de muito mais fácil acesso e foi substituída por uma entrada eSATA para expandir o espaço de armazenamento do NAS, através de uma caixa de expansão da Synology. Na parte de baixo, estão os mesmos dois espaços para SSD M.2 que, tal como no DS420+, só servem como cache para acelerar os processos de leitura e de escrita de dados. A parte da frente é exactamente igual, com as quatro baias para discos de 3,5 ou 3 polegadas com uma fechadura plástica para dificultar a remoção dos discos sem querer. Se usar discos de 3,5 polegadas, não é necessário usar qualquer ferramenta para os instalar.

Por dentro é que o DS920+ difere mais do DS420+. O processador é um Intel Celeron J4125 com quatro núcleos que podem chegar aos 2,7 GHz de velocidade de relógio (o DS420+ tinha um CPU Celeron J4025 com apenas dois núcleos, mas um pouco mais de 2,9 GHz). A memória RAM DDR4 de série tem 4 GB de capacidade, o dobro da que vinha DS420+: neste caso, a memória pode ser expandida até 8 GB.

O DS920+ tem duas entradas RJ-45 de 1 Gbps, mas é possível combiná-las para obter um total de 2 Gbps de largura de banda. O sistema operativo é o DSM que traz todas as funcionalidades necessárias para se conseguir partilhar conteúdos entre dispositivos. Se o utilizador precisar de mais funcionalidades, como um servidor Web, de media, email ou virtualização, pode instalar esse software através da loja integrada no sistema base.

Em termos de desempenho, o DS920+ está limitado pela velocidade da interface de rede, ou seja 1 Gbps, o que equivale mais ou menos a 100 MB, mas tudo depende do tamanho e quantidade de ficheiros que estiver a transferir. Se os ficheiros forem muitos e pequenos a velocidade baixa um pouco, se forem mais pesados é possível atingir praticamente a velocidade máxima da interface.


Distribuidora: Synology

Preço: €670 (sem discos)


Ficha Técnica

Processador: Intel Celeron J4125 (quatro núcleos a 2,7 GHz)
Memória: 4 GB expansíveis até 8 GB
Armazenamento: 4 baias, suporta volumes até 108 TB
Configuração dos Discos: Synology Hybrid RAID, Basic, JBOD, RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6, RAID 10
Ligações: 2 x USB 3.0, eSATA, 2 RJ-45 (1 Gbps)
Sistema operativo: DSM
Dimensões: 166 x 199 x 223 mm