SSD PCIe 5.0 continuam desaparecidos, mas Phison diz que não tem culpa

Previsto inicialmente para Setembro, continuamos à espera do aparecimento dos primeiros SSD PCIe 5.0 no mercado, mas aparentemente não é culpa da Phison.

Originalmente previstos para serem lançados durante o passado mês de Setembro, em conjunto com a nova plataforma AMD AM5, os novos SSD PCIe 5.0 continuam a não estar disponíveis. Sabe-se que já existem chips de memórias 3D-TCL NAND suficientemente rápidos, bem como controladores, mas não existe uma explicação oficial para este “desaparecimento”.

Aparentemente a Phison atrasou-se, já que em Maio passado tinha anunciado que o novo controlador E26 chegaria ao mercado no final do terceiro trimestre, mas já estamos no fim do quarto trimestre e ainda não existe nenhum SSD PCIe 5.0 disponível no mercado. A Phison garante, no entanto, que desde Outubro que está a produzir e a fornecer em massa os novos controladores.

Controlador Phison PCIe 5.0

Recordamos que este controlador, quando associado a chips de memória 3D-TLC NAND suficientemente rápidas, permite velocidades que podem atingir os 14 GB/s de leitura sequencial, que é praticamente o dobro do disponível nos melhores SSD PCIe 4.0 actualmente disponíveis.