Samsung The Freestyle

Um projector que pode ser verdadeiramente portátil.

O The Freestyle é o regresso da Samsung ao universo dos projectores e logo com uma solução única no mercado. Recorrendo a um formato similar ao de uma coluna sem fios, este modelo destaca-se pelo facto de o seu corpo permitir uma versatilidade única: consegue projectar a imagem em qualquer superfície, desde que o suporte do corpo permita a estabilidade necessária para uma transmissão de qualidade.

Outro destaque é o facto de incluir um sistema de ajuste de imagem totalmente automático, bastando apontar o projector para uma superfície: em poucos segundos, o The Freestyle acerta na focagem, no nivelamento e mo enquadramento (keystone) da imagem. À medida que afasta o projector da parede (ou de uma tela), conseguirá aumentar a área de imagem – segundo a Samsung, não deve ser superior a cem polegadas, o que corresponde a uma distância máxima de 2,7 metros.

Este limite deve-se à capacidade de brilho da fonte de luz LED (550 lumens de pico), já que com uma área de projecção tão elevada, esta acaba por tornar a imagem demasiado escura e pouco nítida, fruto da resolução 1080p. Em condições ideais, a qualidade da imagem é muito boa. O projector tira ainda partido da mesma interface que a marca coreana usa nas suas smart TV e que permite utilizar as principais aplicações de streaming, desde que tenha uma ligação Wi-Fi.

Para tornar o The Freestyle um projector verdadeiramente portátil, pode usá-lo com um powerbank, desde que cumpra as normas USB-PD (Power Delivery) 3.0, para garantir até 50 W de potência com uma corrente de 20 V. Infelizmente, tudo isto implica um valor que nos parece exagerado para uma solução que é, no fundo, um brinquedo, já que não consegue substituir um projector dedicado.

Nota: 4,5/5
samsung.com/pt | €999