NOS puxa dos galões 5G, um ano depois do lançamento: «A nossa rede é 30% mais rápida que a média portuguesa»

A NOS lembra que Portugal tem uma cobertura 5G superior à média europeia: 75 contra 72%.

©James Yarema
©James Yarema

A NOS fez um balanço da rede 5G em Portugal, um ano depois do lançamento oficial deste novo protocolo de comunicação. Segundo a empresa, o 5G cobre, actualmente, «mais de 85% da população nacional».

Esta operadora continua a puxar dos galões e garante ainda ter a «maior cobertura nacional», com «mais de 3200 antenas» que permitem aos clientes ter acesso ao 5G. Em relação a dados mais comerciais, «três em cada quatro smartphones vendidos» nas suas lojas são deste tipo.

Como informação de contexto, a NOS cita um relatório recente do Observatório 5G da Comissão Europeia, onde Portugal aparece com uma cobertura territorial de 75%, o que faz com o País esteja «acima da média da UE»: 72%.

©NPERF
©NPERF | Segundo o site NPerf, que mostra vários dados relacionados com telecomunicações, esta é a cobertura nacional do 5G da NOS (a lilás).

Ainda assim, Portugal fica muito atrás de países como o Chipre (100%), Itália (99,7%), Dinamarca (99,3%), Países Baixos (97%), Alemanha (91%), França (84%) e até mesmo Espanha (80%). A Letónia é o único onde onde não há cobertura 5G; entre todos os outros, a Bélgica é o pior: 4,3%.

Relembre-se que todas as operadoras alargaram o período de acesso grátis ao 5G até 15 de Janeiro.