KFA2 Vivance-01

Um monitor com excelente preço, uma boa qualidade de imagem e toda a rapidez de que um gamer precisa.

Apesar de, no ano passado, ter entrado no universo do gaming, só agora é que a KFA2 se estreia nos monitores: a novidade é o Vivance-01. Começando pelos pontos negativos, este modelo utiliza um suporte demasiado básico, que permite apenas o ajuste da inclinação do ecrã (dez graus para baixo e vinte para cima), algo que facilmente contornamos com um suporte universal VESA 100×100.

A construção totalmente em plástico e o design banal não fazem justiça à excelente qualidade de imagem do painel IPS de 27 polegadas (resolução QHD 1440+), que conta ainda com um baixíssimo tempo de resposta de 1 ms (GtG) e uma taxa de actualização de 165 Hz , desde que usemos a ligação DisplayPort 1.4a, uma vez que as portas HDMI 2.0 estão limitadas a 144 Hz.

Este ecrã, supostamente apresentado como sendo de 10-bit de cor, é na realidade do tipo 8-bit com FRC, mas isso não o impede de reproduzir mais de mil milhões de cores, desde que não usemos haja uma taxa de actualização superior a de 120 Hz. Ainda assim, mesmo a 8-bit, o ecrã do Vivance-01 consegue reproduzir 95% do espectro de cores DCI-P3, o que é extraordinário para um monitor de gaming, estando praticamente ao nível de modelos destinados a utilizações profissionais.

Face a um painel VA de características similares, este IPS perde no nível de contraste, mas ganha na qualidade de imagem e nos melhores ângulos de visualização. O baixo nível de brilho, apenas 350 cd/m2 (registámos mais de 370) impede a KFA2 de conquistar uma certificação VESA DisplayHDR; por outro lado, temos as certificações AMD Free Sync Premium e Nvidia G-Sync, as mais procuradas pelos adeptos de videojogos. Outro ponto menos positivo é a navegação dos menus, feita através de um pequeno joystick que demonstrou ser impreciso e confuso de usar. Porém, pelo preço, é impossível pedirmos mais a este monitor da KFA2.


Distribuidor: KFA2

Preço: €299


Ficha técnica

Ecrã: 27” IPS 165 Hz
Tempo de Resposta: 1 ms (GtG)
Resolução Máxima: 2560 x 1140
Ligações: DisplayPort 1.4a, HDMI 2.0, jack 3,5 mm
Dimensões: 614,1 x 457,6 x 182,5 mm


Selo PCGuia Excelência