GoodRam lança primeiros módulos de memória DDR5

A GoodRam junta-se à lista restrita de fabricantes a comercializarem no mercado nacional as novas memórias do tipo DDR5, disponíveis em 4800 e 5200 MHz.

A GoodRam, o único fabricante de módulos de memória na Europa, produzidos na Polónia, iniciou a comercialização dos seus primeiros módulos U-DIMM e SO-DIMM do tipo DDR5, estando estas disponíveis em frequências de 4800 e 5200 MHz, e latências de CL40 e CL42 respectivamente, ambas com 16 GB de capacidade por módulos.

Alto desempenho e baixo consumo energético são alguns dos principais argumentos deste tipo de memórias, que têm registado uma procura no mercado cada vez maior, especialmente agora que são compatíveis com as mais recentes plataformas da AMD e Intel. A GoodRam anunciou também que irá introduzir em breve módulos de memória DDR5 com iluminação RGB, através da sua submarca de gaming IRDM.

Four slots for ddr4 ram memory modules on a modern black pc motherboard. Computer mainboard circuit components. Desktop hardware close-up. PC components for assembly, upgrade and repair. Front view.

A memória DDR5 representa um enorme salto tecnológico comparada com gerações passadas. O resultado é um desempenho sem precedentes. Os utilizadores de plataformas que suportam esta nova memória irão certamente sentir a diferença – a memória DDR5 tem 50% mais largura de banda do que a quarta geração e duplica o número de bancos. A estabilidade a uma velocidade tão alta é garantida pelo PMIC (circuito integrado de gestão de energia).

Os novos módulos oferecem velocidades e eficiência incríveis, com estabilidade e consumo energético. A memória DDR5 consome até 30% menos energia do que a DDR4; isto é uma grande vantagem, especialmente para utilizadores de portáteis que dão especial importância à autonomia” disse Wiesław Wilk, presidente da Wilk Elektronik, empresa-mãe da GoodRam.