Como ligar o modo de poupança de bateria do Chrome

O Chrome é um dos browsers mais “gulosos” no que respeita a recursos, sejam eles memória, processador ou energia. Mostramos-lhe como pode limitar o consumo de energia enquanto usa o browser num computador portátil.

Quem usa o Chrome, e tem o hábito de abrir muitas páginas ao mesmo tempo, já deve ter percebido que os recursos do computador se vão num instante. Isto piora quando se está a usar o browser num computador portátil, cuja fonte de energia é a bateria.

Mas o Chrome tem um modo de poupança de energia, que pode ajudar. O problema é que, como ainda é uma funcionalidade experimental, não está nas janelas de definições do browser, mas pode ser ligada.

Vejamos como:

Antes de começar, é sempre bom deixar o aviso que a utilização das funções experimentais do Chrome (ou de qualquer outro programa) pode fazer com que o software deixe de funcionar como deve ser. Nesse caso, pode sempre revertê-las.

Chrome_1

Abra o Chrome no seu computador. Na barra onde insere os URL, escreva o seguinte:

chrome://flags

De seguida, escreva:’Battery Saver’. No campo ‘Search flags’.

No menu, que está do lado direito, escolha a opção ‘Enabled’.

Clique em ‘Relaunch’, para reiniciar o browser.

Depois de o Chrome reiniciar, clique nos três pontos que estão no canto superior direito da janela e escolha a opção ‘Definições’.

Clique em ‘Desempenho’, que está na coluna da esquerda.

 

Na página seguinte, certifique-se que o modo de poupança de energia está ligado. Tem duas opções:

‘Activar apenas quando a minha bateria estiver a 20% ou menos’. O nome diz tudo.

‘Activar quando o computador estiver desligado’. As palavras empregues aqui foram infelizes. O que isto quer dizer é que o modo se mantém ligado sempre que o computador estiver a funcionar com alimentação através da bateria, independentemente da carga que ela tiver.

Esta funcionalidade mantém-se ligada sempre que abrir o browser. Se quiser voltar atrás, basta desligar o modo de poupança de energia e ir outra vez à página ‘flags’ e desligar o ‘Battery Saver’.