PLAY -Trust GXT 980 Redex

Um dos primeiros dispositivos da Trust com uma app que permite fazer várias alterações à forma como o rato funciona.

Há muito que a Trust entrou no mercado do hardware para jogos com ratos, teclados, headsets com designs arrojados e (inevitavelmente) com muitas luzes coloridas.

Mas, até ao lançamento deste rato sem fios, as várias configurações eram feitas directamente nos dispositivos, impedindo, por exemplo, que o utilizador definisse o esquema de iluminação ou a resolução do sensor do rato. O GTX 980 Redex é, por isso, um dos primeiros dispositivos da Trust com uma app que permite fazer várias alterações à forma como o rato funciona. A aplicação é muito simples, tem uma interface bem desenhada e serve para programar as teclas (incluindo a definição de macros), alterar a resolução do sensor e o esquema da iluminação.

Este é um rato sem fios com uma bateria que é carregada através de um cabo USB Type-A para USB Type-C, que vem na caixa. Já o dongle USB, que assegura a ligação sem fios, é guardado por baixo de uma tampa na parte superior do rato que é fixada com um íman.

Segundo a Trust, a bateria permite cinquenta horas de utilização ininterrupta. Nos nossos testes, a autonomia esteve em linha com este número: cerca de 47 horas, com uma utilização de oito a nove horas por dia. Além de carregar a bateria, o cabo também serve como um modo alternativo para ligar o rato ao computador.

O Redex tem dois comportamentos distintos: quando se usa com cabo, é preciso e muito rápido; assim que mudamos para o modo wireless, nota-se algum lag e, por vezes, parece que perde momentaneamente a ligação. No que respeita à qualidade da montagem, há pouco a dizer além de que se parece com um rato que custa o dobro.


Distribuidor: Trust

Preço: €39,99


Ficha Técnica

Resolução do sensor: 200 a 10 000 dpi
Número de botões: 6
Ligações: USB, wireless com dongle (2,4 GHz)
Dimensões: 112 x 54 x 39 mm
Peso: 86 gr


Selo PCGuia Excelência