Philips Momentum 32M1N5800A

Um monitor polivalente, que tanto dá para gaming como para trabalhar.

Este é daqueles monitores para jogos que nos fazem pensar: será que é mesmo preciso comprar uma TV e um monitor para pôr num escritório ou no quarto, num setup para jogos? A acreditar pela nossa experiência, não. Com 32 polegadas e duas entradas HDMI 2.1, uma pode ficar reservada para o PC ou consola e a outra para uma box; ou, se estivermos num modo 100% gamer, ligar apenas uma PS4 ou um portátil de gaming, como fizemos durante os nossos testes.

Com 4K, retroiluminação W-LED e tecnologia IPS, este monitor tem um desempenho que também depende da utilização que fazemos dos modos de imagem, quer em jogos, quer em produtividade. No gaming, podemos escolher entre ajustes para ‘RTS’ (real time strategy – estratégia em tempo real; este modo destaca uma área rectangular no canto superior esquerdo, onde costuma estar o hud de jogo), ‘Corrida’ e ‘FPS’ – as mudanças nas cores do ecrã notam-se, mas muitos jogos também oferecem estas personalizações. Por estranho que pareça, isto foi-nos mais útil quando usámos o monitor fora do “ambiente” para o qual foi principalmente criado, o gaming; em trabalho, a escrever para os sites ou em folhas de texto, foi mais agradável usar o Philips Momentum 32M1N5800A em ‘LowBlue’ (que reduz a luz azul, “nociva” para os olhos, tornando tudo amarelado ou “quente”) ou mesmo em EasyRead (leitura fácil) – o monitor fica apenas a preto e branco. Este é mesmo um modo muito interessante, até para quando temos apenas de escrever, sem editar imagens, uma vez que ajuda bastante à concentração. O que não ajuda muito são as colunas internas, por isso o melhor é dar uso ao jack de 3,5 mm para ligar um sistema dedicado.

Para finalizar, uma crítica que já se torna repetitiva quando testamos monitores: a forma de navegar pelos menus com um joystick na parte de trás deixou de fazer sentido há muito, pois é pouco intuitiva, precisa e muitas vezes saímos da área de configuração sem querermos, por toques mal dados.


Distribuidor: Philips

Preço: €944,36


Ficha Técnica

Ecrã: 32” 4K IPS W-LED
Tempo de Resposta: 1 ms
Resolução Máxima: 3840 x 2160
Ligações: 2 x DisplayPort 1.2, 2 x HDMI 2.0, 4 x USB 3.2, jack 3,5 mm, USB-B
Dimensões: 715 x 420 x 60 mm