PCI-SIG avisa que alguns adaptadores para norma 12VHPWR podem aquecer demasiado

Segundo o PCI-SIG, é preciso ter cuidado com os adapatadores de 8 pinos para 12VHPWR.

Fonte_12VHPWR

O Peripheral Component Interconnect Special Interest Group (PCI-SIG) é a organização que define as normas para as principais interligações em sistemas digitais, incluindo as PCI Express. No ano passado, definiu uma nova norma de ligações eléctricas, que tinha como objectivo antecipar os aumentos expectáveis dos consumos dos processadores gráficos das novas gerações. Essa norma recebeu o nome 12VHPWR e será utilizada em dispositivos PCI Express 5.

As ligações 12VHPWR já estão a substituir as entradas Molex de 8 pinos nas fontes de alimentação mais recentes e consegue transmitir uma potência máxima de 600 W em 12 rails diferentes, quatro vezes mais que as antigas fichas de 8 pinos, ocupando mais ou menos a mesma quantidade de espaço.

Embora o PCI-SIG esteja satisfeito com a nova norma decidiu avisar os parceiros, que alguns adaptadores de 8 pinos para 12VHPWR de menor qualidade, que estão ser incluídos em vários modelos de fontes de alimentação, podem aquecer demasiado. Segundo a comunicação do PCI-SIG:

“Chegou à atenção do PCI-SIG que algumas implementações e construção de ligações 12VHPWR demonstraram variações térmicas, que, em algumas circunstâncias, podem constituir em problemas de segurança. Apesar de as especificações publicadas pelo PCI-SIG, fornecerem toda a informação sobre interoperacionalidade, não dão informação acerca de todos os aspectos do design. Em vez disso, espera-se a utilização de métodos de design e segurança que já são utilizados pela indústria. Os grupos de trabalho do PCI-SIG, que incluem muitos especialistas nos campos do design de ligações e sistema, vão analisar a informação disponível acerca deste problema e assistir na sua resolução. O PCI-SIG vai publicar actualizações à medida que surgirem mais detalhes. Entretanto, recomendamos aos nossos membros que trabalhem em conjunto com os seus fornecedores de peças para ligações e verifiquem todas as ligações de alta potência, principalmente nos casos em em que possam surgir problemas de segurança.”

De uma forma mais ou menos subtil, o que o grupo está a dizer é que alguns componentes podem aquecer ao ponto de se incendiarem, quando são usados em ambientes hostis, como num chassis de computador demasiadamente quente.

Segundo o site Wccftech, o problema pode estar ligado com a forma como as ligações de 8 pinos funcionam. Muitos GPU desta geração necessitam de usar várias ligações de 8 pinos, e mesmo assim conseguem exceder os limites de corrente para que essas ligações estão certificadas. Por vezes, o GPU vai buscar mais energia a uma única ficha, esforçando demais esse componente.

Por isso, se estiver a planear actualizar o seu sistema com uma das novas gráficas RTX 4000 da Nvidia, deve primeiro actualizar a fonte de alimentação, para uma que inclua uma ligação 12VHPWR. De acordo com alguns rumores, as RTX 4090 vão ter um TDP de 450 W, podendo chegar aos 800 W nos modelos mais potentes.