Nvidia revela “entranhas” da nova GeForce RTX 4090

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Depois de revelados os principais detalhes técnicos da nova placa gráfica topo de gama que tira partido da nova arquitectura Ada Lovelace, a Nvidia decidiu demonstrar as entranhas da nova GeForce RTX 4090, revelando a verdadeira dimensão do novo GPU, como funciona o novo circuito de alimentação e o novo sistema de arrefecimento.

Começando por este ponto, a edição Founders Edition, exclusiva da Nvidia, é visualmente idêntica aos modelos da anterior geração, embora seja notória uma diferença entre as duas gerações, a dimensão das ventoinhas utilizadas. No novo modelo serão utilizadas ventoinhas maiores que, segundo a Nvidia, garantem mais 20% de fluxo de ar.

Removendo o circuito de arrefecimento e respectivos dissipadores, fica perfeitamente visível a placa de circuitos integrados, que reúne num espaço relativamente compacto o complexo circuito de alimentação em torno das memórias e do enorme GPU.

Segundo a Nvidia, este circuito utiliza uma solução com 23 fases, o que permite uma gestão mais precisa e estável na alimentação da nova placa, face à sua antecessora, a GeForce RTX 3090, que utilizava uma solução de 20 fases. Está igualmente presente uma só ligação de alimentação externa PCIe 5.0 de 16 contactos, que cumpre as novas normas ATX 3.0.

Para quem ainda não disponha de uma fonte de alimentação compatível, a Nvidia fornece um cabo adaptador, que permite ligar três conectores PCIe de 8 contactos, estando disponível uma quarta ligação para garantir maior capacidade de overclock. Segundo a Nvidia, as novas fontes de alimentação ATX 3.0 deverão chegar durante o mês de Outubro, através de fabricantes como a Asus, Cooler Master, FSP, Gigabyte, iBuyPower, MSI, Silverstone e Thermaltake.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version