Novo USB 4 promete o dobro da velocidade

A nova versão da norma USB 4 permite chegar aos 80 Gbps em cabos de cobre, mas só se tiverem um comprimento máximo de 1 metro.

usb-type-c-new

O USB Promoter Group anunciou recentemente a especificação da norma USB 4 Version 2.0, que permite velocidades até aos 80 Gbps em cabos USB Type-C. Como termo de comparação, tanto a norma Thunderbolt 4, como a USB 4 Version 1.0, suportam um máximo de largura de banda de 40 Gbps bidireccionalmente.

As velocidades mais altas, são possíveis através da utilização de uma nova arquitectura de camada física (PHY), que, segundo as definições da norma permitem a utilização dos cabos actuais USB Type-C de 40 Gbps passivos e dos novos cabos activos SUB Type-C de 80 Gbps. Tal como no passado, a nova norma será retrocompatível com as versões anteriores, incluindo USB 4 Version, USB 3.2 e USB 2.0, bem como com Thunderbolt 3.

A norma apresentada agora inclui ainda protocolos de comunicação de dados e imagem actualizados para poderem tirar partido da banda larga extra. As especificações de DisplayPort e PCI Express também são suportadas.

O USB Promoter Group, que é composto pela Apple, HP, Intel, Microsoft, Renesas Electronics, STMicroelectronics e Texas Instruments, disse que nova norma será finalizada e publicada antes dos eventos USB DevDays, que estão programados para Novembro. Por isso, os primeiros produtos compatíveis com esta norma só devem começar a chegar às lojas no ano que vem.