Seis programas gratuitos para converter vídeos

A grande quantidade de formatos de vídeo disponíveis, pode causar dificuldades na altura de os reproduzir, por problemas de incompatibilidade com o dispositivo ou com o software que quiser usar. Neste caso, a única solução é converter os ficheiros de vídeo para um formato compatível. Aqui estão seis sugestões de programas gratuitos para converter vídeos em Windows.

Se, de vez em quando, necessitar de converter um ficheiro de vídeo de um formato para outro pode usar um qualquer destes programas gratuitos que funcionam bem em Windows 10 e em Windows 11.

Any Video Converter

Any-Video-Converter

O Any Video Converter funciona em Windows 10, Windows 11 e macOS. A interface é muito simples de usar, para que mesmo quem não tenha experiência consiga usá-lo facilmente. O Any Video Converter consegue converter ficheiros de e para: DivX, XviD, MOV, RM, RMVB, MPEG, VOB, DVD, WMV, AVI e MPEG4. Inclui também perfis predefinidos para converter os vídeos para que se ajustem às dimensões dos dispositivos móveis mais populares.

Descarregar Any Video Converter

QWinFF

QWinFF

O QWinFF é conversor de vídeo de código aberto e gratuito para Windows 10 e Windows 11. Para além do Windows, este programa também pode ser usado em Linux. O motor do programa é o FFmpeg.

O QWinFF permite converter lotes de ficheiros de vídeo de uma só vez. Os formatos suportados são: MP4, AVI, DIVX, MPEG, MOV, OGV, ASF e WMV. Entre outros. Este programa também permite converter ficheiros de áudio.

Um dos aspectos interessantes deste programa é a possibilidade de se escolher a quantidade de threads que são usadas quando está a processar o vídeo. Assim, o utilizador consegue equilibrar melhor a velocidade e a experiência de utilização de outros programas, enquanto o vídeo está a ser processado.

Descarregar QWinFF

HandBrake

HandBrake

O HandBrake também é um software gratuito de código aberto, que serve para facilitar a conversão de vídeos em Windows. Os formatos que podem ser usados incluem: MPEG, AVI, WMV, MP4 e MKV. Tal como outros programas, o HandBrake também inclui perfis predefinidos para converter vídeos para web, Android, Apple, Xbox, Playstation, entre outros.

Descarregar HandBrake

Adapter

Adapter

O Adapter é um programa que permite converter imagens, áudio e vídeo. Tal como outros programas, o Adapter tem perfis predefinidos para converter ficheiros para dispositivos móveis.

Durante a instalação, o Adapter também instala o VLC para permitir fazer antevisões dos vídeos convertidos. A aplicação também calcula o espaço que o vídeo convertido vai ocupar.

O Adapter permite fazer conversão de lotes de ficheiros, com um simples movimento de arrastar e largar.

Descarregar Adapter

Miro Video Converter

Miro-Video-Converter

O Miro Video Converter é outro software gratuito de código aberto, que permite converter ficheiros de vídeo e áudio de um formato para outro. A interface de utilização é simples e fácil de compreender, mesmo por utilizadores com menos conhecimentos.

Descarregar Miro Video Converter

WinFF

WinFF

Mais um software gratuito de código aberto, que funciona em Windows 10 e Windows 11. Permite converter conjuntos de ficheiros de uma só vez de e para AVI, DV, MP4, MPEG, MOV e WEBM.

Descarregar WinFF