Samsung lança novo Galaxy Z Fold4 e Galaxy Z Flip4

Conheça a quarta geração da família de smartphones dobráveis da Samsung, agora com mais opções de personalização, novas experiências com a FlexCam, e maior produtividade.

Provavelmente um dos segredos mais mal guardados dos últimos meses, a Samsung acaba de oficializar o lançamento dos novos Galaxy Z Fold4 e Galaxy Z Flip4. Tal como os rumores dos últimos meses indicavam, estes apresentam-se como meras melhorias dos modelos lançados no ano passado, tendo sido dada prioridade à robustez dos equipamentos, opções de personalização, e ligeiras alterações ergonómicas, que em conjunto com as novidades do software, permitirão tornar ambos os equipamentos em verdadeiras ferramentas de produtividade.

Galaxy Z Flip4

Começando pelo modelo de maior sucesso comercial, o novo Galaxy Z Flip4 é, curiosamente, aquele que mais alterações apresenta. Graças à redução na moldura do ecrã, que se mantém nas 6.7 polegadas, este viu as dimensões externas serem ligeiramente reduzidas, com menos 1.5 mm em altura (1.2 mm quando fechado), sem que isso implicasse alterações relevantes no seu interior. Bem pelo contrário.

O ecrã interno, conforme foi dito, mantém as 6.7 polegadas, sendo este do tipo Dynamic AMOLED 2X, com resolução FHD+ e taxa de actualização adaptativa até 120 Hz. O ecrã externo (Super AMOLED) mantém as 1.9 polegadas de dimensão, e permite agora responder a mensagens, fazer chamadas (pode criar três contactos rápidos), aceder a widgets (como ligar a lanterna), ou até mesmo controlar dispositivos IoT, através do SmartThings.

Quanto às grandes novidades, estas estão reservadas para o processador, o novíssimo Snapdragon 8+ Gen1 de alto desempenho, acompanhado de uma configuração de 8 GB de memória RAM e três variantes de armazenamento (128, 256 e 512 GB), e uma bateria de maior dimensão, que subiu dos anteriores 3300 mAh de capacidade para 3700 mAh (a mesma do Galaxy S22), sendo agora possível carregar a mesma a 25W de potência (alimentador não fornecido).

As câmaras, infelizmente, mantêm as características técnicas do modelo do ano passado, com os dois sensores traseiros de 12 MP (uma grande angular e ultra grande angular) e um sensor frontal interno de 10 MP, mas estas deverão oferecer um melhor desempenho graças à maior capacidade de processamento de imagem do novo processador Snapdragon.

Galaxy Z Fold4

Já o modelo de topo, o Galaxy Z Fold4, este regista as maiores alterações estruturais da família, com a tão desejada alteração ao formato de imagem do ecrã externo, que abandona o anterior formato com rácio de 25:9, para um mais agradável 23.1:9, graças à redução de 3.1 mm em altura, mas aumento de 2.7 mm na largura, mantendo à mesma as 6.2 polegadas de diâmetro, e a excepcional qualidade de imagem que a tecnologia Dynamic AMOLED 2X garante, com a sua resolução FHD+ e taxa de actualização variável até 120 Hz.

Isto levou a que a estrutura total do equipamento sofresse alterações, o que levou a um ajuste na dimensão do ecrã interno, que embora mantenha as 7.6 polegadas de diâmetro, este apresenta agora um formato de 21:6:18, em vez do anterior rácio de 4:3. Novamente, a tecnologia Dynamic AMOLED 2X e a elevada resolução (2176 x 1812), juntamente com o elevado brilho e taxa de actualização variável até 120 Hz tornarão a utilização deste ecrã numa experiência memorável. Continua presente a compatibilidade com as melhoradas canetas digitais S Pen (S Pen Pro e S Pen Fold Edition).

Outro elemento, muito criticado nas anteriores gerações, são as câmaras, que foram agora revistas, passando o sensor de grande angular a usar o novo sensor ISOCELL GN5 de 50 MP, o mesmo utilizado nos Galaxy S22 e S22+, que para além da maior resolução, oferecem até 23% de maior capacidade de captação de luz, o que permitirá melhores resultados em termos de detalhe, mesmo quando as condições luminosas são mais adversas. O sensor da câmara ultra grande angular mantém-se inalterado, com 12 MP e 1.12μm de dimensão de pixel, mas o sensor da câmara telefoto passa a ser de 10 MP (1.0μm), passando a proporcionar um zoom óptico equivalente a 3x, ou até 30x digital (Space Zoom). O sensor frontal de 10 MP mantém-se inalterado, tal como o sensor interno de 4 MP colocado por debaixo do ecrã.

Internamente o novo Galaxy Z Fold4 conta com a presença do Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1, o mais poderoso processador do mercado, mas também o mais eficiente, razão pelo qual a Samsung cometeu a audácia de manter a bateria com 4400 mAh de capacidade, mas afirma ter conseguido melhorar a autonomia deste equipamento. Este smartphone dobrável estará disponível com 12 GB de memória RAM, e três variantes de armazenamento, 256 GB, 512 GB e 1 TB de capacidade, esta última disponível apenas através da loja online da Samsung.

Em termos de utilização, a Samsung guardou para o Galaxy Z Fold4 a nova geração de sistema operativo da Google, destinada a dispositivos com ecrãs de grande dimensão e dobráveis, o Android 12L, que virá reforçado por uma interface One UI específica. Entre as diversas novidades relevantes, a mais notória é a introdução de uma barra de tarefas, similar à existente nos computadores pessoais, que permite aceder rapidamente às aplicações favoritas e as mais utilizadas. A capacidade de multitarefa ficou mais intuitiva graças a um novo conjunto de gestos de navegação no ecrã, e à capacidade de alterar instantaneamente as aplicações de ecrã completo para janelas pop-up ajustáveis.

Preços e disponibilidade

A nova geração de smartphones dobráveis da Samsung já pode ser encomendada na loja online da Samsung, com as habituais ofertas da campanha (100 euros de desconto directo na campanha de retomas, um ano de seguro Samsung Care+ e 20% de desconto nos novos Galaxy Watch5, Watch5 Pro e Galaxy Buds2 Pro), que decorrerá até 25 de Agosto.

O novo Samsung Galaxy Z Fold4 está disponível nas cores Graygreen, Beige, Phantom Black e Burgundy (exclusivo online), por 1859 euros para a versão de 256 GB, 1979 euros para a versão de 512 GB e 2239 euros para a versão de 1 TB.

Já o novo Samsung Galaxy Z Flip4 está disponível nas cores Bora Purple, Graphite, Pink Gold e Azul, tendo um preço que começa nos 1149 euros para a versão de 128 GB, 1199 euros para a versão de 256 GB e 1329 euros para a versão de 512 GB.

Estará disponível a versão Galaxy Z Flip4 Bespoke Edition, que oferece um número alargado de combinações entre cores para o painel traseiro do equipamento e para a moldura, proporcionando um total de 75 combinações distintas. Esta versão estará disponível apenas na variante de 256 GB, por 1239 euros.