Os videojogos deviam ser um meio de escapar da realidade para algo mais calmo, mas nem sempre é assim. Aliás, alguns jogos e até plataformas enfurecem os utilizadores ao ponto de quererem partir qualquer coisa só para se acalmarem.
O site Time2play.com entrevistou 1045 utilizadores americanos de videojogos, com uma idade média de 28,6 anos, que jogam, no mínimo, 4 horas por semana (a média total é de 14,9 horas) e descobriu que a série de jogos que mais enfurece os jogadores é Call of Duty com 23,5%.
Olhando para outros valores, os jogadores que mais se chateiam sempre que estão a jogar, são os que utilizam a consola Xbox, com 21,3%. Neste estudo, a soma das percentagens nem sempre dá 100% porque na grande maioria dos casos os jogadores usam mais do que uma plataforma.
Que jogadores são os mais calmos? Dos que usam a Nintendo Switch, 42,1% dizem que raramente se chateiam enquanto jogam.
No inquérito também se pergunta se alguém parte objectos em casa quando se chateia durante um jogo e, mais uma vez, os utilizadores de Xbox são os que mais coisas partem casa, com 23,2 de respostas positivas. O alvo preferencial da raiva dos jogos são os teclados e rato, seguido das paredes e em terceiro lugar vem a TV ou monitor.
O que desperta mais a raiva dos jogadores é estar sempre a morrer no mesmo nível, seguido da batota e dos erros que muitas vezes os jogos têm.
Quanto aos jogos que mais enfurecem os jogadores, em primeiro vem Call of Duty, seguido de Maro Kart e em terceiro lugar está Minecraft. Se este inquérito tivesse sido feito na Europa, talvez um destes lugares fosse ocupado pelo FIFA?
Aqui fica a infografia completa, publicada pela Time2play.com.