O novo serviço de email com foco na privacidade da DuckDuckGo já pode ser usado por todos

O novo serviço de correio electrónico da DuckDuckGo, remove todas as informações de seguimento que vêm nas mensgens antes de as entregar ao utilizador.

DuckDuckGO

A DuckDuckGo anunciou recentemente, que o serviço Email Protection já está disponível para todos os utilizadores. Este serviço, remove todas as informações de seguimento que estejam incluídas nas mensagens e também ajuda os utilizadores a esconderem os seus endereços de correio electrónico.

A fase de testes beta do Email Protection foi lançada no ano passado e durante esta fase foi descoberto que 85% das mensagens de correio electrónico têm informação de seguimento escondida. Esta informação permite às empresas recolher informações, como a localização, a que horas a mensagem foi aberta e que dispositivo foi usado. Esta informação é usada para fins publicitários, ou partilhada com terceiros.

Para conseguirem uma camada de segurança adicional, os utilizadores podem gerar endereços de email únicos a qualquer altura, que servem para esconder os endereços @duck.com. Não há nenhum limite para a quantidade de endereços privados, para que possam ser desactivados e substituídos por novos que são gerados aleatoriamente. Isto dá aos utilizadores um maior grau de anonimato.

DuckDuckGO_2

Quando a extensão para o browser da DuckDuckGo detecta a presença de um campo para inserção de um endereço de email numa página, dá aos utilizadores a hipótese de usarem o endereço de email pessoal ou o endereço @duck que é privado. Assim, o endereço pessoal pode ser partilhado com amigos e colegas de trabalho e o endereço privado pode ser usado para registos, por exemplo para receber newsletters.

A DuckDuckGo tem vindo a fazer melhoramentos ao serviço desde a abertura da fase de testes beta. Um desses melhoramentos é a funcionalidade Link Tracking Protection, que assegura que os utilizadores estão protegidos quando clicam num link que venha numa mensagem de email, impedindo o acesso a dados pessoais, como o endereço de email.

A funcionalidade Smarter Encryption actualiza os links HTTP para HTTPS, mais seguros, desde que o link esteja na lista de links actualizáveis da DuckDuckGo.

Os utilizadores de computadores podem experimentar a versão beta através da instalação da extensão BraveDuckDuckGo Privacy Essentials, que está disponível para os browsers Chrome, Firefox, Edge e Brave. Depois basta aceder ao serviço de email. Os utilizadores de computadores Mac, iOS e Android têm de instalar a aplicação para dispositivos móveis e depois escolhendo a opção ‘Email Protection’ em ‘Settings’.