LG Gram 17Z90Q

Um portátil com ecrã de dezassete polegadas e apenas 1,3 kg? Sim, existe e chama-se LG Gram 17Z90Q.

LG Gram 17Z90Q

No início do século XXI, um portátil ‘mesmo’ portátil tinha de pesar pelos menos três quilos. Essas máquinas tinham ecrãs de catorze polegadas (ou menos) e um poder de processamento inferior ao de um Raspberry Pi actual. Hoje em dia, já é possível ter um computador com um ecrã de dezassete polegadas, que pode ir confortavelmente para todo o lado, porque pesa 1,3 kg, ou seja, o LG Gram.

Ecrã gigante
Este PC tem um ecrã com uma resolução máxima de 2560 x 1600, o que o torna apropriado para quem tem de usar aplicações que envolvam edição de imagem, ou mesmo para conseguir colocar duas janelas lado a lado e, desta forma, conseguir ler tudo, sem ter de fazer scroll ou aumentar o tamanho da letra.

Um aspecto que sempre me fez confusão nos Gram é a sensação de fragilidade que transmitem. Não digo que a qualidade da construção seja má, longe disso, mas é um objecto leve – parece que se vai partir a qualquer momento, quando apenas se segura com uma mão num dos lados, com ecrã aberto.

Processadores de última geração
Este computador já inclui a nova plataforma Alder Lake da Intel, processadores criados com a mesma filosofia dos CPU dos telemóveis ou tablets, e que têm dois tipos de núcleos: os de desempenho (performance cores) e os de eficiência (efficient cores). Quando a máquina está desempenhar tarefas menos exigentes são usados estes últimos; assim que começamos a fazer tarefas mais pesadas, entram também em acção os de desempenho. Neste caso, o processador é o Intel Core i5 1240P, com quatro núcleos de desempenho e oito de eficiência. Este esquema tem vantagens óbvias no que respeita à poupança de energia, principalmente quando se está a trabalhar com a bateria. Aqui, apesar de a memória usada (DDR5) ser muito mais rápida que a DDR4, acaba por limitar a velocidade de processamento dos gráficos.

O teclado é excelente e o espaço que o ecrã tem dá para trabalhar melhor que em portáteis com ecrãs mais pequenos. A precisão do trackpad é que podia ser um pouquinho melhorada, mas não é nada que não se resolva com a utilização de um rato.


Distribuidor: LG

Preço: €1499


Benchmarks

  • PCMark 10 Geral: 5051
  • PCMark 10 Produtividade: 6858
  • PCMark 10 Bateria: 465 minutos
  • 3D Mark Wild Life: 9402

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i5 1240P
Memória: 16 GB LPDDR 5
Armazenamento: 512 GB SSD M.2
Placa gráfica: Intel Iris Xe Graphics
Ecrã: 17″ IPS, WQXGA (2560 × 1600)
Ligações: HDMI, 2 x USB Type-C, 2 x USB Type-A, leitor de cartões microSD, RJ-45, jack de 3,5 mm
Dimensões: 378,8 x 258,8 x 17,7 mm
Peso: 1,350 kg