Huawei Freebuds Pro 2

Dois anos depois da primeira versão, a Huawei lançou os Freebuds Pro 2, os auscultadores in hear topo de gama da marca que trazem novidades muito interessantes. Aqui estão as nossas impressões sobre eles.

Neste artigo

Uma das coisas pelas quais a Huawei não é muito conhecida é pelo hardware de reprodução de áudio. Mas têm vindo a melhorar substancialmente desde os primeiros modelos e os Freebuds Studio foram dos melhores auscultadores que tive o prazer de experimentar. Por isso, foi com alguma curiosidade que experimentei estes novos FreeBuds Pro 2.

Os Freebuds Pro 2 são auscultadores in-hear que, tal como os demais modelos de outras marcas, usam um estojo que serve para carregar as baterias. Em relação ao modelo anterior, o estojo dos novos Freebuds Pro 2 é mais pequeno, o que facilita o transporte (e também o torna mais fácil de perder). Tal como no modelo anterior, o carregamento é feito através de um cabo USB Type-C. O estojo não dispõe de carregamento por indução.

Os auscultadores em si são muito semelhantes aos anteriores. Mas, desta vez, a Huawei decidiu trocar os tips em borracha por outros feitos de silicone. Pessoalmente gosto mais da borracha, mas admito que o silicone dá um aspecto mais premium aos auscultadores.

Tecnologia

Mas as principais novidades dos Freebuds Pro 2 não se vêem, ouvem-se. O desenvolvimento dos Freebuds Pro 2 foi feito em conjunto com a marca de dispositivos de áudio Devialet e a Huawei decidiu apostar tudo na qualidade de som e na tecnologia de cancelamento de ruído.

Começando pelo som, os Freebuds Pro 2 têm dois altifalantes cada um. Um desses altifalantes é para a reprodução de sons agudos e outro para a reprodução de frequências médias e graves. A gama de frequências vai dos 14 até aos 48 Hz. E, para ajudar, está ainda presente a tecnologia ‘True Adaptive EQ’ analisa a estrutura do canal auditivo, o volume e a forma como os auscultadores estão colocados para adaptar o som às condições de utilização.

No que respeita ao cancelamento de ruído, os Freebuds Pro 2 têm um sistema automático que analisa o tipo de som exterior e adapta a intensidade com que esse som é cancelado. Segundo a Huawei, o sistema de cancelamento de ruído consegue eliminar até 47 dB de ruído.

A Huawei diz que a bateria dos auscultadores dura 6,5 horas com o sistema de cancelamento de ruído desligado e 4 horas com o cancelamento de ruído ligado.

Para poder tirar o máximo partido destes auscultadores, tem de instalar a app AI Life, que está disponível para Android e para iOS. Na app pode alterar manualmente o sistema de cancelamento de ruído e pode também programar os comandos por toque.

Utilização

Os Freebuds Pro 2 são muito leves e são confortáveis de usar durante longos períodos. Se não fosse a música nem se dava por eles nas orelhas.

Já quanto à qualidade do som, há alguns reparos a fazer. Para os testar, usámos a playlist ‘Music to test headphones with’ do Spotify, que inclui uma vasta gama de temas musicais do pop ao clássico, e percebemos que há alguma falta de fulgor nas gamas médias do som. Isto dá alguma preponderância aos sons agudos e aos graves. Este não é um problema grave e pode ter a ver com a equalização automática. Se se usar uma equalização manual consegue-se minimizar este problema.

O sistema de cancelamento de ruído funciona bastante bem, embora tenha alguma dificuldade com o vento em ambiente exterior. Experimentámos mudar de um carro para um comboio para ver se a alteração de frequências do ruído confundia o sistema de ajuste automático, mas funcionou como diz na descrição.

A aplicação AI Life funciona como é suposto. E é muito simples de ajustar o funcionamento dos auscultadores e programar as acções que eles fazem quando se toca neles. Se tiver um smartphone Huawei e um PC da mesma marca, os auscultadores integram-se completamente no ecossistema e podem ser usados alternadamente entre o smartphone e o PC de uma forma transparente.

A bateria durou as 4 horas prometidas. Já no caso da utilização sem cancelamento de ruído, a bateria durou um pouco mais que as 6,5 horas prometidas.


Selo PCGuia Excelência


Preço: €199,99