Bang & Olufsen Beoplay Portal

Uns auscultadores de gaming para PlayStation e PC.

Se lhe pedirmos para nos dizer duas ou três marcas com auscultadores de gaming, provavelmente lembra-se da Razer, Corsair e/ou SteelSeries. A Bang & Olufsen é uma daquelas opções que, em princípio, nenhum gamer vai escolher para um periférico deste tipo, mas a verdade é que a marca dinamarquesa expandiu a sua gama de opções. O objectivo é conquistar novos públicos e o gaming começa a ser mesmo um ambiente muito atractivo para várias marcas – a Bang & Olufsen juntou-se a esta “equipa” em 2021, primeiro com os HX, e agora com os Portal, em versão para PC e PlayStation (também há uma para Xbox).

Estes auscultadores têm tudo menos aquele aspecto que estamos acostumados a ver em modelos de gaming: não há RGB, microfone retráctil ou um visual agressivo. Aqui, tudo é Bang & Olufsen “one-on-one”, ou seja, o aspecto remete imediatamente para o que a marca já nos habituou, com detalhes em metal, linhas minimalistas e uma qualidade de construção de alto nível.

Os Portal parecem mais uns auscultadores tradicionais da Bang que, por acaso, têm o argumento de marketing para se ligarem ao gaming. Isto nota-se no facto de a marca sublinhar que também podem ser usados com smartphones, para ouvir música (com ANC), uma característica que as verdadeiras insígnias de gaming não se preocupam em passar – afinal, onde querem ser boas é em sessões de Call of Duty ou CS:GO, não para ouvir a Nona Sinfonia de Beethoven em Dolby Atmos.

Como costuma acontecer, quem quer ser bom em muitas coisas ao mesmo tempo acaba por falhar em algo: não se pode dizer que a Bang se “espalha” na música ou nos jogos, mas fica sempre a sensação de que este é um produto que está mais na sua praia no primeiro cenário. Entre as coisas de que sentimos falta em “modo jogo” está, por exemplo, a regulação do volume do microfone. A app, que podia ajudar mais neste campo, continua a sofrer das mesmas críticas que já fizemos anteriormente na PCGuia: é pouco intuitiva, por vezes lenta e com algum lag nos controlos dos auscultadores.


Distribuidora: Bang & Olufsen

Preço: €499


Ficha Técnica

Impedância: 24 Ohm
Dimensão dos altifalantes: 40 mm
Ligações: Bluetooth, USB Type-C, dongle, jack 3,5 mm
Bateria: 1200 mAh
Peso: 279 gramas