Mountain Everest 60

A análise ao primeiro teclado 60% mecânico modular do mercado.
Teclado Mountain Everest

Com o lançamento do novo Everest 60, a Mountain entra no mercado dos teclados com 60% da dimensão de um tradicional. Normalmente, este formato exige um compromisso entre as dimensões e a escolha das teclas disponíveis, daí ser impressionante a Mountain ter conseguido manter algumas fundamentais, como as setas direccionais, ‘Shift’ (no lado direito) e ‘Del’, bem como um ‘Enter’ e um ‘Backspace’ de grandes dimensões, num total de 61. Porém, a sua colocação não é a mais natural, o que leva a ser necessária alguma habituação para evitar toques acidentais durante uma sessão intensa de jogo.

A construção continua a ser excepcional, sendo a estrutura superior feita a partir de uma única peça em alumínio, com várias camadas de espuma e silicone no interior para ajudar a eliminar vibrações e o habitual ruído produzido pelas teclas mecânicas, como as que estão aqui.

Para este Everest 60, a Mountain desenvolveu as suas próprias teclas, que além de terem certificação para mais de cem milhões de actuações, estão disponíveis em três variantes: Linear 45 (a nossa preferida, com uma actuação mais suave e linear), Linear 45 Speed (mais rápida, por usar um curso mais curto); e Tactile 55 (a mais ruidosa, que exige maior força de pressão). Todas são transparentes (o que permite a passagem de luz RGB do teclado) e facilmente substituíveis, uma vez que usam um encaixe de três contactos. Temos ainda a vantagem de a motherboard do teclado permitir todo o tipo de teclas, sejam elas de três ou cinco contactos, como acontece com as Cherry.

Tal como no Everest Max, também neste modelo podemos adicionar um teclado numérico adicional, que pode ser colocado tanto à direita, como à esquerda, graças ao sistema de encaixe magnético. Em termos de ligação ao computador, há três entradas USB-C para podermos escolher a mais conveniente para a disposição dos cabos, na secretária.


Distribuidora: Mountain

Preço: €139,90


Ficha Técnica

Tipo: Mountain Switch Linear 45
Teclas Macro: Sim
Teclas de Multimédia: Não
Ligações: 3 x USB-C 2.0
Dimensões: 307,2 x 115 x 41,35 mm


Selo PCGuia Excelência