Micron distribui novas memórias flash com 232 camadas que podem disponibilizar até 2 TB de capacidade por chip

Para além do grande salto no espaço de armazenagem, as novas memórias flash da Micron também oferecem melhorias de velocidade.
Micron_2

A Micron anunciou que começou a distribuição das novas memórias flash com 232 camadas através da linha de SSD da Crucial para o mercado de consumo.

A sexta geração de memórias NAND 3D, usa dois planos, com 116 camadas cada. Estas memórias têm uma densidade de 14,6 Gb por milímetro quadrado, mais de 40 por cento em relação à geração anterior que tinha 176 camadas. A Micron também diz que estes novos produtos têm uma densidade entre 35 e 100 por cento superior aos dos concorrentes.

Este aumento de densidade, permitiu reduzir o tamanho dos chips para uma área de 11,5 mm x 13,5 mm, menos 28 por cento da área ocupada pelos da geração anterior. As novas dies de memória têm uma capacidade máxima de 1 Tb, o que quer dizer que a Micron vai conseguir produzir chips com uma capacidade máxima 2 TB se empilhar 16 dies dentro do chip. 

Micron

As novas memórias NAND de 232 camadas também oferecem melhorias de desempenho, porque aumentam o número de planos por die de quatro para seis, o que melhora o desempenho em acessos paralelos e a norma ONFi 5.0 aumenta as taxas de transferência de dados em 50 por cento para 2400 MT/s. Segundo a Micron, as novas memórias oferecem um aumento de 75 por cento da largura de banda, quando comparadas com as da geração anterior.

As novas memórias da Micron estão a ser produzidas na fábrica da empresa em Singapura. Os primeiros SSD com chips flash de 232 camadas devem chegar ao mercado em breve.