JiuShark lança dissipador para módulos SSD M.2, que reduz temperatura para metade

Utilizando um dissipador em formato de torre, a JiuShark garante ser possível reduzir para metade, a temperatura de funcionamento de um módulo SSD M.2.

Numa altura em que muito se fala nas impressionantes velocidades dos futuros módulos SSD M.2 do tipo PCIe 5.0, que deverão chegar ao mercado brevemente, após o lançamento dos novos processadores AMD Ryzen 7000 e Intel Core de 13ª geração Raptor Lake, começam a surgir soluções invulgares para um arrefecimento adequado dos mesmos.

Desta vez coube ao fabricante chinês JiuShark lançar um dissipador activo para módulos SSD M.2. Designado de JiuShark M.2 Three, este dissipador utiliza um formato de torre, com um heapipe a ligar a base a uma área de dissipação de alumínio com 82 mm de altura e 35.5mm de largura, sendo esta posteriormente arrefecida por uma ventoinha (opcional) de 60 mm, que ao trabalhar a 3000 rpm, é capaz de gerar 14 CFM de fluxo de ar, e um ruído máximo de 25.4 dBa.

Utilizando um sistema de retenção em aço, para fixar no encaixe do módulo M.2, este JiuShark M.2 Three não é propriamente leve, pesando 113 gramas. Segundo o próprio fabricante, que revelou resultados de testes internos utilizando um SSD Samsung 980 Pro de 500 GB, a uma temperatura ambiente de 25ºC, os resultados foram esclarecedores, chegando mesmo a reduzir para metade a temperatura na superfície dos componentes desse SSD, em carga.

O preço é relativamente baixo, rondando os 7.5 euros (52 Yuan), mas não há previsão da sua chegada, ou da possibilidade de comercialização na Europa.

Teste de temperaturas (Samsung 980 Pro 500GB) SSD sem dissipador Com JiuShark M.2 Three passivo Com JiuShark M.2 Three activo (c/ventoinha)
Leitura no módulo SSD 71ºC 49ºC 33ºC
Leitura no controlador SSD 92ºC 57ºC 40ºC