Intel vai fabricar chips para a MediaTek

A MediaTek é o mais recente cliente da nova área de negócio de fabrico de chips para terceiros da Intel.
Intel Foundry
Intel Ocotillo - Imagem Intel

A MediaTek anunciou que chegou a acordo com a Intel para “construir uma cadeia de distribuição mais resiliente e equilibrada” para os produtos da empresa, que incluem processadores para dispositivos inteligentes, Chromebooks, tablet e smartphones.

Segundo a MediaTek, as fábricas da Intel devem capacidade suficiente para o fornecimento de chips nos Estados Unidos e na Europa. “Com o compromisso de grande expansão, os IFS (Intel Foundry Services), vão ajudar a MediaTek a criar uma cadeia de distribuição mais diversificada”, disse NS Tsai, o vice presidente da MediaTek.

Este acordo é uma vitória para a Intel, porque, até agora, os chips da MediaTek eram fabricados exclusivamente pela TSMC. O objectivo da Intel é atrair todos os principais fornecedores de chips para a sua área de negócio de outsourcing de fabrico de chips, incluindo até a Apple, cujos chips para os computadores Mac e smartphones iPhone são fabricados pela TSMC.

Apesar deste anúncio, ainda não se sabe quando é que o fabrico dos chips para a MediaTek vai começar. Para já, as duas empresas disseram apenas que o fabrico se vai centrar em “vários chips para uma gama de dispositivos inteligentes”.

Embora o serviço de outsourcing de fabrico de chips da Intel tenha começado por fabricar chips segundo o método de 22 nm. Nos próximos anos, a empresa planeia evoluir para o método de 7 nm e posteriormente para outros mais avançados.

Outros clientes dos serviços da Intel são a Qualcomm, Amazon e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.