Google reforça gestor de passwords com novas funcionalidades

Uma das novidades é uma ferramenta que a Apple já tem há algum tempo, quer no iOS, quer no macOS: a capacidade de criar palavras-passe fortes.

©Google
©Google

O Gestor de palavras-passe do Google (que guarda passwords e permite preencher de forma automática logins em sites e apps) foi actualizado com um conjunto de funcionalidades que, segundo a empresa, o tornam «mais fácil de usar».

Este anúncio foi detalhado numa publicação feita no blog da Google pelo respectivo gestor de produto Ali Sarraf. Entre os destaques está a adopção de um «design consistente na Web e nas aplicações».

Agora, se houver vários logins para o mesmo site, o Gestor de palavras-passe passa a agrupá-los de forma «automática». Passa ainda a ser possível «criar um atalho no ecrã inicial» dos smartphones Android para «aceder às passwords com um único toque».

Outra novidade na Google é uma ferramenta que a Apple já tem há algum tempo, quer no iOS, quer no macOS: a capacidade de criar palavras-passe fortes para usar em novas contas, que pode ser usada em «qualquer sistema operativo».

O Gestor de palavras-passe do Google vai ainda avisar o utilizador se houver passwords «comprometidas, fracas e reutilizadas», outro recurso que a Apple já tinha.

As novidades completas podem ser lidas aqui.