Xiaomi 12S Ultra vai usar novo sensor Sony IMX989 de uma polegada e 50MP

Nova família de smartphones Xiaomi 12S já disponível para reserva na China. O modelo de topo utilizará o novo sensor Sony IMX989 de 1" e 50 MP.

Estamos a meros dias da revelação dos novos terminais topo de gama da Xiaomi, os primeiros a resultarem da nova parceria com a Leica, e sabemos agora que os mesmos serão ao todo três modelos distintos (Xiaomi 12S, 12S Pro e 12S Ultra). Naturalmente que ainda não sabemos as características técnicas de cada modelo, mas podemos esperar a utilização do novo SoC de topo da Qualcomm em todos os equipamentos, o Snapdragon 8+ Gen1.

O que tornará estes terminais verdadeiramente inovadores será na já referida parceria com a Leica, e na solução que deverá ser utilizada para o modelo de topo, o Xiaomi 12S Ultra. Este contará com o novíssimo sensor de imagem Sony IMX989, que tem a particularidade de ter uma polegada de dimensão, e 50 MP de resolução.

Não se sabe se a Xiaomi irá utilizar uma solução similar à da Sony, com o seu Xperia Pro-I, em que apenas a zona central do sensor é utilizada, devido às limitações das dimensões das objectivas utilizadas no equipamento, ou se encontraram uma solução que permita utilizar toda a superfície do sensor.

Como se estas informações reveladas não fossem já suficientemente relevantes, foram igualmente publicadas diversas fotografias captadas por um smartphone Xiaomi 12S, sem especificarem qual, mas com indicações das definições utilizadas, como distância focal de 24 mm e abertura f/1.9, valor de sensibilidade ISO e tempo de exposição. Os resultados são deveras interessantes, especialmente se tivermos em conta que foram captadas a partir de um smartphone…

Não se sabe ao certo se este lançamento será global ou apenas local (China), mas sabe-se já que um importante retalhista chinês, a JD.com, já tem os dispositivos disponíveis para reserva (sem preço indicado) na sua loja online, e que estes já registaram mais de 200 mil encomendas, o que revela o interesse do mercado para esta nova família de smartphones de topo da Xiaomi.