Motorola G41

Um excelente smartphone por pouco mais de duzentos euros.

Quem disse que para ter um smartphone que faça de tudo, tem de gastar um rio de dinheiro? Este Motorola G41 custa 219 euros na loja online da Lenovo (empresa que controla o negócio de smartphones da Motorola) e é uma máquina muitíssimo competente para o preço. Em certos testes, até foi a mais rápida que passou por cá este ano na gama de preços abaixo dos quatrocentos euros. O único ponto fraco foi mesmo a bateria, que ficou bastante aquém do resto da concorrência, mas fiquei com a suspeita de que se trata de uma questão de software, que pode ser bastante mais optimizado para se conseguir espremer um pouco mais de autonomia. Pelo menos, pode ser possível chegar a um valor em linha com o que se consegue com outros smartphones da mesma gama de preços, que têm baterias com capacidades semelhantes. Uma das coisas de que gostei mais neste G41 é o facto de, por 219 euros, ainda termos direito a uma capa de protecção e um carregador com 33 W que permite carregar 50% da bateria meia hora.

A parte de trás é feita em plástico com um acabamento baço a imitar metal, que tem uma textura a agradável ao toque. O G41 tem ainda uma característica que vai sendo cada vez mais rara num smartphone: jack para auscultadores e microfone de 3,5 mm.

O ecrã tem tecnologia Amoled e oferece uma taxa de actualização de 60 Hz, que para um smartphone mais utilitário, chega e sobra. A qualidade da imagem está ao nível de qualquer smartphone de gama média e alta. Na parte de trás estão três câmaras que permitem gravar vídeo 1080p a 30 fps, o que também é adequado para a maioria das aplicações.

O processador é um Helio G85 da Mediatek, uma marca de processadores que desenvolvia produtos exclusivamente para smartphones de entrada de gama e gama média. Os produtos com estes SoC tinham algumas dificuldades no que tocava às actualizações do software, mas esses problemas desapareceram e já recebem as mesmas actualizações para Android que outros smartphones.

Não se pode esperar que este G41 da Motorola entre em competição directa com smartphones que custam duas vezes mais, mas no campeonato do hardware abaixo dos quatrocentos euros, conseguiu resultados bastante interessantes; no Geekbench, até conseguiu ser o melhor de 2022 até à data.


Distribuidor: Motorola

Preço: €219


Benchmarks

  • AnTuTu: 232 362
  • 3D Mark Wild Life: 718
  • GeekBench 5 Single CPU: 350
  • GeekBench 5 Multi CPU: 1294
  • GeekBench 5 OpenCL: 1200
  • PCMark Work 3.0: 6343
  • PCMark Work 3.0 Battery: 816 minutos

Ficha Técnica

Processador: MediaTek Helio G85
Memória: 6 GB
Armazenamento: 128 GB expansíveis através de cartão microSD
Câmaras: 48 MP, 8 MP (ultra grande-angular), 2 MP (macro): 13 MP, frontal
Ecrã: 6,4 polegadas Amoled (2400 x 1080), 60 Hz
Bateria: 5000 mAh
Dimensões: 161,89 x 73,87 x 8,3 mm
Peso: 178 g


Selo PCGuia Excelência