Membros do canal Beta do programa Insider já podem experimentar os separadores no Explorador de Ficheiros do Windows

Os separadores já estão oficialmente em testes no Explorador de Ficheiros do Windows 11.
Separadores Windows 11
Imagem - Microsoft

A adição de separadores às janelas do Explorador de Ficheiros do Windows 11 foi anunciada no início de 2022, mas só chegou aos participantes do canal Dev do programa de testes de software Windows Insider na semana passada. Por isso, o facto de já estar disponível no canal Beta é um pouco surpreendente, porque este canal destina-se a actualizações que já atingiram um nível de maturidade mais elevado.

Para além dos separadores, a Microsoft também está a testar uma área de navegação actualizada que ficará à direita do ecrã, que separa melhor as diferentes áreas do sistema de ficheiros. A Build que está a ser distribuída no canal Beta tem o número 22621.160 e está disponível sob a forma de uma actualização cumulativa.

Aqui fica a lista completa de alterações:

Para o ajudar a trabalhar com várias localizações de ficheiros ao mesmo tem, a barra de títulos do Explorador de Ficheiros agora tem separadores.

O Explorador de Ficheiros também tem um layout actualizado na zona de navegação da esquerda, que serve para facilitar a navegação nas pastas mais importantes para o utilizador. A nova organização permite um acesso mais fácil às pastas que são mais utilizadas e aos perfis do OneDrive que estão configurados no Windows. Os perfis do OneDrive, reflectem o nome de utilizador associado à conta. As pastas padrão do Windows que estão disponíveis na área de navegação já não aparecem por baixo do ícone ‘Este PC’ para focar o utilizador apenas nas drives que estão configuradas no Windows.

Quando o utilizador navegar para as pastas que sincronizam com a conta OndeDrive, como as Documentos e Imagens, a barra de endereços mostra o caminho correcto para que o utilizador saiba exactamente que ficheiros estão na cloud e que ficheiros estão exclusivamente na drive do PC.

A Microsoft diz que as novas funcionalidades do Explorador de Ficheiros estão a ser distribuídas em vagas, o que quer dizer que mesmo que a nova versão seja instalada através do Windows Update, a nova funcionalidade de separadores pode não aparecer logo.