Kioxia Exceria Pro NVMe Gen4

O módulo SSD mais rápido que alguma vez testámos.

Já se encontra disponível no mercado nacional a nova gama de módulos SSD Exceria Pro da Kioxia, módulos estes que recorrem à mais recente tecnologia de empilhamento de material semicondutor, que a Kioxia designa por ‘BiCS 3D Flash’. Esta solução garante até 112 camadas de material semicondutor num só chip, o que permitiu à Kioxia agrupar até 512 GB de capacidade por cada chip de memória flash NAND 3D TLC.

O módulo que recebemos para teste tinha quatro chips de memória flash NAND, 2 TB de capacidade, um controlador Toshiba TC58NC1210GSE (no fundo, um Phison E18 de oito canais remarcado) e um chip de memória DRAM de 2 GB, que desempenha um papel fundamental enquanto cache, permitindo um comportamento de excelência, mesmo durante longas utilizações.

Nos nossos testes, só ao fim de 200 GB de dados transferidos de seguida verificámos que a velocidade de escrita deste SSD da Kioxia reduziu o desempenho para cerca de 1200 MB/s, altura em que a memória cache ficou totalmente preenchida. Quanto aos tradicionais testes de desempenho, o Exceria Pro conseguiu, no software Crystal Disk, Mark 6992 MB/s de velocidade de leitura e 5959 MB/s de velocidade de escrita (ambos sequenciais), valores estes muito próximos dos anunciados pela Kioxia, que são de até 7300 MB/s e 6400 MB/s, respectivamente.

Em termos de resistência e durabilidade, a Kioxia, que tem a vantagem de ser a fabricante dos próprios chips, garante um MTTF (tempo médio entre falhas) de 1,5 milhões de horas e uma resistência TBW (total de bytes escritos) de 800 TB para esta unidade de 2 TB, anunciando 400 TB para a de 1 TB. Naturalmente que, para um SSD com este tipo de desempenho, é recomendável a utilização de um dissipador de calor para garantir um desempenho consistente. A Kioxia anuncia que os habituais dissipadores fornecidos pelas motherboards são mais que suficientes, o que acabámos por comprovar durante o período de testes.

Falta referir que, embora o PVP recomendado seja de aproximadamente 340 euros, facilmente conseguimos encontrar este módulo SSD abaixo dos 280, tornando-se assim bem mais apelativo.


Distribuidor: PCDiga

Preço: €337,90


Ficha Técnica

Capacidade: 2 TB
Ligações: M.2 PCIe 4.0 x4 NVMe
Dimensões: 80 x 22 mm


Selo PCGuia Excelência