Jogar Doom numa peça de Lego? Sim. É possível

Alguém transformou uma peça de Lego para poder jogar Doom.
lego

Foi publicado no Twitter um vídeo que mostra uma peça de Lego com um ecrã minúsculo que está a executar um dos jogos mais conhecidos de sempre: Doom. O ecrã é OLED, tem 1 centímetro e é capaz de uma resolução de 72 x 40, que, naturalmente, não deixa ver muito do que se passa no jogos.

A peça de Lego contém um microcontrolador STM32F030F4P6 que usa um núcleo de processamento Arm Cortex-M0 que funciona a 48 MHz, tem 4 KB de memória RAM e 16 KB de capacidade de armazenamento flash. No entanto, estas características técnicas não são suficientes para conseguir correr o Doom, porque alguns gráficos ocupam mais de 16 KB.

Por isso, a peça de Lego funciona como um ecrã externo para um PC que está a executar o jogo. As imagens são passadas por um script Python que trata da adaptação e do redimensionamento dos gráficos. Os dois encaixes na parte de cima da peça de lego são também dois controlos que permitem controlar o personagem.

Se o leitor quiser reproduzir esta experiência, o criador publicou uma thread no Twitter em que explica como se faz.

Doom foi lançado para o sistema operativo MS-DOS pela id Software há cerca de 30 anos. Desde aí o jogo já foi adaptado oficialmente para vários computadores e consolas. Ao longo dos anos, várias pessoas também o conseguiram pôr a funcionar (não oficialmente) numa grande variedade de dispositivos electrónicos, como termóstatos, caixa registadora, lâmpadas inteligentes e testes de gravidez.