Já existe um Reddit português: o Tal Canal é o novo espaço de discussão nacional – e uma homenagem a Herman José

Tal como no Reddit, é possível partilhar histórias, vídeos, links e comentar posts. Cada post feito fica também à "mercê" de uma votação que dá 'Carma' aos utilizadores.

©PCGuia
©PCGuia

O Tal Canal é um dos mais recentes projectos de Internet em Portugal, com ADN de rede social, com o objectivo de «promover a discussão e a interacção entre os portugueses». Segundo os criadores do site, Tânia Carvalho e André Santos, o nome foi escolhido como forma de homenagear o programa de televisão idealizado por Herman José e que passou na RTP entre 1983 e 1984.

«Escolhemos este nome como uma forma de homenagear um dos nossos programas favoritos. Além disso, achámos o nome ideal, visto que o ‘core’ da nossa plataforma são os vários canais de informação e entretenimento, tal como acontecia no programa do Herman».

Contudo, e como isto podia levantar questões legais, antes de lançarem o Tal Canal, Tânia Carvalho e André Santos falaram «directamente» com Herman José e depois com a RTP – nenhum levantou problemas e o nome foi mesmo usado para dar “vida” a este Reddit português.

Carma: a pontuação social inspirada no Reddit

Aliás, esta ligação é assumida por Tânia Carvalho, já que o Tal Canal é descrito como tendo uma «utilização semelhante ao Reddit», assente em 28 canais de discussão (no site, chamam-se ‘Canais’) que ficam logo subscritos quando criamos uma conta no site: Arte, Criptomoedas, Música, Tecnologia, Nostalgia ou Podcasts, por exemplo.

©Tal Canal /DR.
©Tal Canal /DR. | Sem que alguém vota dr forma positiva um post nosso (seta verde, em baixo), ganhamos pontos de Carma.

Tal como no Reddit, é possível «partilhar histórias, vídeos, links e comentar nos posts de outros utilizadores», diz Tânia Carvalho. Cada post feito fica também à “mercê” de uma votação – a seta para cima é um voto positivo e a para baixo é um negativo.

Quanto mais votos positivos um utilizador tiver, mais ‘Carma’ (uma espécie de pontuação social, que também existe no Reddit) ganha: «Dependendo das regras estabelecidas em cada canal (manuais e automáticas), os utilizadores com baixo nível de carma poderão ter as suas publicações e comentários rejeitados», explica a fundadora.

Um chat aleatório para falar com outros utilizadores

Para já, os objectivos do Tal Canal são claros: «Este é o nosso foco nesta primeira fase – centrarmo-nos na parte dos grupos de discussão». Contudo, Tânia Carvalho aponta a outros voos: «Queremos que seja uma referência ao nível da comunicação, e também tecnológica, em Portugal».

Além dos ‘Canais’ (há a possibilidade de um utilizador criar um), o Tal Canal tem ainda uma área de notícias com várias fontes nacionais de actualidade, desporto, política e tecnologia, entre outras.

©Tal Canal / DR.
©Tal Canal / DR.

Outros dos recursos do Tal Canal é uma área de jogos (que já inclui o Quina, a versão portuguesa do Wordle – também criada por esta dupla, que está à frente da agência de design Icónica) e uma de conversa, o Chat da Treta, onde podemos falar com um utilizador aleatório.

«No futuro, pretendemos incluir mais funcionalidades e novos serviços, com por exemplo, lojas, emprego, alojamentos, eventos, etc., tornando o Tal Canal num portal cada vez mais robusto, completo, inclusivo e útil», conclui Tânia Carvalho.