Google vai pagar conteúdos à Wikipedia

A Google celebrou um acordo com a Wikimedia Foundation, a organização que gere a Wikipedia, para pagar os conteúdos que aparecem na zona 'Knowledge Panel' que aparece junto aos resultados das buscas.

Wikipedia

Recentemente, a Google chegou a acordo com vários meios de comunicação europeus para pagar pelos resumos das notícias. Agora a empresa chegou a um acordo semelhante com a Wikimedia, para pagar pelos conteúdos da Wikipedia que aparecem junto aos resultados das buscas dos utilizadores.

Para além disto, o Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos que opera um site chamado Wayback Machine, que arquiva os conteúdos publicados na Internet, também vai receber gratuitamente serviços comerciais da Google. Devido a arquivar a informação que é publicada online em milhões de sites, o Wayback Machine tem sido um recurso importante para a Wikipedia, porque a informação arquivada tem sido usada para reparar links e para reverter danos feitos por quem altera maliciosamente a informação que está na enciclopédia online.

A Google é o primeiro cliente pagante da Wikimedia Enterprise, a empresa comercial da Wikimedia Foundation, lançada no ano passado.

A Wikipedia é uma enciclopédia online e é um dos sites mais visitados da Internet. Em grande medida os conteúdos são geridos e publicados por voluntários. Os responsáveis pelo site também fazem campanhas regulares de angariação de fundos para manter tudo a funcionar. O acordo com a Google não vai alterar nada no funcionamento do site, que vai continuar a ser gratuito para os visitantes e editores.

Mais_Info
O Knowledge Panel numa busca feita no Google.

A Google é um dos maiores clientes da Wikipedia, porque usa uma grande quantidade de conteúdos para povoar o ‘Knowledge Panel’, uma barra lateral que aparece no topo das pesquisas. Neste painel aparecem informações resumidas sobre o tema da busca feita pelo utilizador.