Futuros processadores Intel Raptor Lake vão ter até 24 núcleos

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Com o lançamento previsto para o final do ano, a 13ª geração de processadores Core da Intel, de seu nome Raptor Lake, que será uma evolução da actual arquitectura híbrida dos actuais Alder Lake, terão uma estrutura com um máximo de 24 núcleos, graças à evolução do módulo de núcleos E (eficiência energética), que elevará dos actuais 8 núcleos máximos para 16.

Esta informação foi recentemente confirmada em mais um benchmark publicado com o novo Intel Core i9-13900K, mas ao contrário do anterior resultado de benchmark divulgado, desta vez o novo processador de arquitectura Raptor Lake já revelou uma melhoria significativa em termos de desempenho, face aos actuais processadores topo de gama da Intel e AMD, no teste de “Server” do UserBenchmark, que utiliza até 64 threads ao mesmo tempo.

Essa melhoria rondou os 20%, o que é um valor impressionante, especialmente se tivermos em conta que estamos perante um produto ainda longe da sua fase final, e a trabalhar a frequências significativamente inferiores (2.4 a 4.6 GHz) à dos restantes processadores rivais, que rondam os 3.2 a 5.0 GHz para o Core i9-12900K e 3.4 a 4.6 GHz para o AMD Ryzen 9 5950X.

Falta ter-se uma ideia de qual será a evolução da arquitectura Zen4, que será aplicada nos futuros AMD Ryzen da série 7000, que deverão chegar ao mercado praticamente na mesma altura que os novos Intel Core Raptor Lake, e que até ao momento, segundo a AMD, deverão oferecer uma melhoria de desempenho que poderá chegar aos 15%, face a um modelo equivalente de arquitectura Zen3.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version