Spark 4 Business 2022 tem 175 mil euros para startups portuguesas com projectos de tecnologia espacial

Segundo o ESA Space Solutions Portugal, os projectos têm de usar «activos espaciais»: comunicações e navegação por satélite e dados de observação da Terra, por exemplo.
©Samantha Cristoforetti / ESA
©Samantha Cristoforetti / ESA

Depois do Space Solutions LIFT-OFF, o ESA Space Solutions Portugal tem mais um programa ligado à inovação e dirigido a startups portuguesas. Tal como tem acontecido noutras edições, o objectivo é «melhorar a vida na Terra, com tecnologia espacial».

Em relação ao ano passado, o valor dos prémios para os projectos vencedores é de mais cinquenta mil euros: de 125 para 175 mil euros. A justificação para este aumento tem que ver com o número de startups apoiadas em 2022: em vez das cinco de 2021 passam a ser sete, cada uma com um prémio máximo de 25 mil euros.

Além deste prémio, as startups vencedoras passam ainda a ter «um relacionamento directo com o Instituto Pedro Nunes e com a Agência Espacial Europeia»; o objectivo é o de «fortalecer tanto o seu modelo de negócio, bem como a componente técnica/espacial». Em cima da mesa está também a «participação futura noutros programas da ESA».

Para fazer a inscrição é preciso enviar um e-mail com a candidatura para o e-mail [email protected] – as propostas serão avaliadas a 12 de Junho e a 4 de Novembro.

Segundo o ESA Space Solutions Portugal, os projectos têm de usar «activos espaciais»: comunicações e navegação por satélite, dados de observação da Terra ou outras tecnologias para «desenvolver novos produtos e serviços para mercados terrestres, em áreas como a saúde, transportes, energia, agricultura, ambiente ou segurança».