Placas gráficas Nvidia RTX da série 40 podem ser apresentadas em Julho

A Nvidia pode antecipar o lançamento da nova geração de placas gráficas RTX 40 para ultrapassar a concorrência.
RTX3080_Ti
Imagem - Nvidia

A Nvidia pode antecipar o lançamento da próxima geração de placas gráficas RTX série 40, para conseguir chegar ao mercado antes dos produtos da rival AMD, que também está a planear lançar novos processadores gráficos este ano. Até agora, os rumores indicam que a novas placas vão trazer ganhos de desempenho acima do esperado e valores de TGP (Total Graphics Power, ou o consumo energético total da placa gráfica), capazes de saturar a capacidade da nova ligação de energia PCIe 5. Não há ainda qualquer informação acerca de preços.

De acordo com a conta de Twitter kopite7kimi que no passado já revelou várias informações acertadas sobre lançamentos da Nvidia, a GeForce RTX 40 devem ser lançadas no início do terceiro trimestre deste ano. Embora, para já, seja um mero rumor, pode querer dizer que o anúncio oficial seja feito em Julho.

Um lançamento deste tipo, não é inédito. A gama de produtos GeForce RTX 20 Super foi anunciada em Julho de 2019, as primeiras RTX da série 30 foram anunciadas no início de Setembro de 2020.

Os GPU da série RTX 40 da Nvidia é baseada na arquitectura Ada Lovelace e, provavelmente, ser baseada no método de fabrico de 5 nanómetros da TSMC. É esperado que sejam lançados primeiro os modelos topo de gama, RTX 490, RTX 4080 e RTX 4070, sendo sucedidas pelos modelos mais baratos.

kopite7kimi também publicou uma tabela que mostra a configuração do GPU AD102, que será usado na nova placa topo de gama.

Tabela

De acordo com os últimos rumores, o chip vai ter 96 MB de cache L2, 16 vezes mais que o antecessor.

Vários rumores também apontam para TGP de 600 W (ou mais) para a nova RTX 4090 e alguns modelos de outras marcas vão trazer dois conectores de 16 pinos, que permitem ir mais além quando se quer fazer overclocking.

A RTX 4080 poderá incluir o chip AD103, acompanhado por 16 GB de memória RAM GDDR6X e terá um TGP de 400 W. O modelo RTX 4070, pode usar o AD104, ter 12 GB de memória RAM GDDR6 e um TGP de 300 W.