PDFgear: A solução ideal para todos os que necessitam de gerir de documentos PDF

O PDF foi desenvolvido para ser um formato para partilha de documentos que inclui dados visuais e de texto. O PDF provou ser o formato mais aceite para a partilha de informação por uma grande quantidade de soluções como as DjVu, Envoy, PostScript, etc.

Desde o início do formato Adobe PDF no final dos anos 90 e depois do formato aberto em 2008, a necessidade de soluções de gestão de ficheiros PDF tem crescido muito, à medida que o PDF tem ganho aceitação e popularidade pela sua excelente leitura, portabilidade e compatibilidade com vários programas diferentes.

Agora que quase todos precisam de uma boa ferramenta de gestão de PDF, o único problema é escolher a que mais se adequa às necessidades dos utilizadores, a partir das muitas que estão disponíveis. Neste artigo, vamos ver uma das melhores escolhas: o PDFgear, um conjunto de ferramentas gratuito e poderoso que responde a todas as necessidades de gestão de ficheiros PDF.

Funcionalidades do PDFgear

O site do PDFgear tem uma interface concisa e limpa que divide tipos diferentes de ferramentas: PDF Converter (conversor de PDF), Compress PDF (compressor de PDF), Edit PDF (editor de PDF) e Read PDF (leitor de PDF). A categoria All PDF Tools permite ver todas as ferramentas do PDFgear.

Pode percorrer a janela para ver os testemunhos dos utilizadores e mais ferramentas para PDF.

Conversões de PDF

 

Na homepage do site, o PDFgear oferece um conjunto completo de ferramentas de conversão de ficheiros PDF que permitem convertê-los de PDF para vários tipos de documentos e vice-versa.

A aplicação é permite converter para os formatos mais populares: PDF para Excel, PDF para Word, PDF para PPT, PDF para JPG, PDF para PNG, Word para PDF, JPG para PDF, HEIC para PDF, PNG para PDF.

PDFGear_1
As ferramentas de conversão na homepage do PDFgear.

Em todas as ferramentas de conversão, é possível arrastar os ficheiros PDF para a janela do site para dar início ao processo de conversão. O ficheiro é enviado automaticamente, processado e convertido para o formato desejado.

Num ficheiro com 200 MB, todo o processo demora cerca de 2 segundos, incluindo o carregamento dos ficheiros, processamento e conversão.

A imagem abaixo, mostra o conversor PDF para Word do PDFgear.

PDFGear_2
Conversão de ficheiros com o PDFgear

Compressão de PDF

Ao clicar no botão Compress PDF, na homepage do PDFgear, acede-se à ferramenta online de compressão de ficheiros PDF. Tal como acontece com as ferramentas de conversão, neste caso também se podem arrastar directamente os ficheiros para a janela do site para dar início à compressão.

Para que consiga personalizar a o tipo de redução do espaço ocupado pelos ficheiros PDF, estão disponíveis três modos:

– Low Compression: permite um rácio de compressão de 30% sem perdas de qualidade

– Medium Compression: um modo intermédio que tenta equilibrar o rácio de compressão com a qualidade da imagem

– Strong Compression: permite um rácio de compressão de 90%

O módulo de compressão do PDFgear funciona com tecnologia MRC, que ajuda a reduzir ao máximo o espaço ocupado pelo documento, mantendo a qualidade original.

PDFGear_3
Compressão de ficheiros com o PDFgear.

Edição de PDF

Se o utilizador clicar em Read PDF ou em Edit PDF na homepage do PDFgear, será transportado para a ferramenta que permite simultaneamente ler e editar ficheiros PDF.

Num ecrã limpo e intuitivo, o utilizador pode ler ficheiros PDF com ampliação personalizada, com antevisões de página. Estão disponíveis várias ferramentas para se tirarem notas o assinar digitalmente documentos PDF, que incluem:

– Possibilidade de sublinhar e rasurar texto de um documento

– Adicionar desenhos, texto, ou assinaturas a documentos PDF

– Adicionar campos de assinaturas padrão ou personalizados aos PDF

– Personalizar os limites, tipos de letra e opacidade das anotações

– Desenhar ou adicionar texto a um PDF

– Aplicar formas ou calibragens a um PDF

– Imprimir para PDF, OneNote ou Print to PDF da Microsoft

PDFGear_4
Edição de ficheiros PDF com PDFgear

Facilidade de utilização do PDFgear

Ninguém quer uma curva de aprendizagem muito acentuada numa ferramenta online, por isso o PDFgear pode ser utilizado facilmente por utilizadores principiantes.

Com as ferramentas do PDFgear, as conversões, compressão e edição dos ficheiros PDF estão implementadas de uma forma intuitiva que permite fazer drag and drop e, por vezes, têm de se dar alguns cliques. Mas é tudo.

Se o utilizador tiver dúvidas, pode esclarecê-las através da equipa de suporte técnico que pode contactada através do site ou através de uma mensagem via Facebook.

Para além disso, o PDFgear tem um blogue com tutoriais para ajudar os utilizadores a usarem as várias ferramentas para ficheiros PDF. Por exemplo, pode aprender a “hiper-comprimir” um ficheiro PDF com um dos tutoriais do blogue.

PDFgear, ferramentas online sem registo

Curiosamente, o PDFgear é um serviço online que não obriga a um registo, o que é uma grande vantagem em relação à concorrência.

Se já usou outras ferramentas online para o tratamento de ficheiros PDF, já deve ter percebido que a maioria destes serviços a certa altura do processo de conversão, compressão ou de edição, pedem-lhe para se registar de forma a poder continuar.

Claro que, qualquer pessoa acha tudo isso aborrecido. Afinal, quem é que gosta de ser interrompido a meio de um trabalho? Isto não acontece com o PDFgear, porque todas as funcionalidades estão sempre disponíveis a todos os utilizadores.

PDFgear: Segurança

A segurança dos utilizadores é um dos aspectos mais importantes de um serviço online. O PDFgear tem padronização ISSO 32000 e usa encriptação TSL e SSL.

O PDFgear não guarda nenhum dos ficheiros que são convertidos ou os dados que são gerados a partir do comportamento dos utilizadores.

Estes ficheiros e dados são apagados completamente do servidor do PDFgear assim que o utilizador abandona o site.

Compatibilidade

Como serviço baseado na web, o PDFGear foi desenhado para ser compatível com os principais dispositivos, incluindo Windows 10, Windows 11, macOS, Linux, Android e iOS. Se estiver a trabalhar num computador, o PDFgear pode perfeitamente ser utilizado a partir de um browser, como o Chrome ou o Edge.

O PDFgear também funciona em dispositivos móveis com vários browsers (Chrome, Safari, Firefox e Opera), o design do site é responsivo, por isso adapta-se à maioria dos ecrãs dos dispositivos móveis.

Versão robusta para computadores

Para além de ser uma ferramenta online muito útil, o PDFgear também está disponível numa versão para computador, que também é de utilização gratuita. Para quem não gostar, ou quiser, instalar software nos seus dispositivos, aqui ficam as razões para optar pela aplicação do PDFgear:

– Não tem publicidade, não tem versão premium, nem instala software extra

– Suporta a conversão de conjuntos de ficheiros

– Processamento mais rápido de ficheiros de grandes dimensões

– Funciona sem estar ligado à Internet

– Actualizações regulares

Conclusão

O PDFgear é uma boa ferramenta online gratuita para o tratamento de ficheiros PDF, que é adequada a todos. No entanto, não é perfeita, por isso deve testá-la para ver se tem as funcionalidades de que precisa.

Prós do PDFgear

– Completamente gratuito, sem custos escondidos de qualquer tipo

– Acesso ilimitado a todas as funcionalidades a custo zero

– Sem problemas, sem publicidade e sem marcas de água

– Conversão e compressão de ficheiros rápida

– Interface simples de usar

– Tem todas as funcionalidades de gestão de ficheiros PDF num único lugar

– Vasta compatibilidade com formatos de input e output

Contras do PDFgear

– Algumas ferramentas bloqueiam ocasionalmente

– Não permite fazer overlay de imagens nos documentos

– A funcionalidade de sublinhar só funciona em texto

– Não dispõe de funcionalidade de apagamento no editor de PDF

– Não dispõe de uma funcionalidade para guardar documentos pessoais na cloud

– Não tem aplicação para dispositivos móveis que permita editar, converter ou digitalizar

Como foi mencionado antes, se necessita de uma ferramenta de gestão de ficheiros PDF, então o PDFgear é uma excelente opção gratuita. Sem ter de pagar nada, pode converter, comprimir e editar documentos PDF de uma forma intuitiva e eficiente.

Tal como qualquer aplicação, o PDFgear tem prós e contras, por isso é o utilizador que decide se esta ferramenta é a mais adequada para as suas necessidades.