Novo SSD M.2 PCIe 4.0 da Western Digital tem previsão de carregamento e gestão térmica dinâmica

A Western Digital apresentou duas novas drives SSD que oferecem funcionalidades diferentes das da concorrência.

A utilização de uma drive NVMe (mesmo uma das mais lentas) consegue aumentar bastante a velocidade de todas as operações relacionadas com o sistema de armazenamento de um computador, graças a uma maior velocidade de gravação e leitura em relação às drives SSD SATA e às drives mecânicas tradicionais. Mas a Western Digital ainda pensa que há espaço para melhorar o desempenho dos SSD M.2 noutras áreas de funcionamento e lançou uma nova linha de produtos WD_Black com funcionalidades diferentes de outras drives do mesmo tipo.

As novas drives são a WD_Black SN850X, que sucede à Western Digital SN850, e a WD_Black P40. Ambas são drives SSD, mas apenas a WD_Black SN850X tem o formato M.2, a P40 é uma drive portátil que usa uma ligação USB 3.2 Gen2x2 e tem iluminação RGB.

O WD_Black SN850X oferece velocidades de leitura sequências de 7300 MB por segundo. Apesar de ser uma velocidade muito interessante, está em linha com muitos produtos da concorrência, mas WD espera que as funcionalidades extra que integrou na drive sejam suficientes para a diferenciar do resto: baixa latência, previsão de carregamento e gestão térmica dinâmica.

O WD_Black SN850X chega ao mercado em Julho e, nos Estados Unidos, o modelo com 1 TB de capacidade vai custar 189 dólares.

WD_P40

O WD_Black P40 é um SSD externo para setups de jogos, com um design resistente a choques e tem um sistema de iluminação RGB que funciona apenas em Windows. A velocidade de leitura anunciada situa-se nos 2000 MB por segundo. A nova drive vai chegar ao mercado no Verão em três versões com 500 GB, 1 TB e 2 TB. Nos Estados Unidos, o preço desta drive começa nos 119 dólares.