Kingston lança o IronKey, um SSD externo pensado para a segurança dos dados

O IronKey da Kingston é um SSD externo com um ecrã sensível ao toque e protecção contra ataques brute force.
IronKey

Conseguir um equilíbrio entre a segurança dos dados e a experiência de utilização é sempre uma tarefa complicada, mas é algo que a Kingston quer resolver com o novo SSD externo IronKey Vault Privacy 80. Esta drive tem um ecrã sensível ao toque, gestão de passwords flexível e também sistemas de segurança internos como encriptação de dados de 256 bits por hardware e firmware assinado digitalmente para protecção acrescida contra ataques BadUSB e brute-force.

A maioria dos utilizadores de PC fica satisfeita com as opções para armazenamento de dados que estão disponíveis e, normalmente, escolhem velocidade, capacidade, portabilidade ou uma mistura dos três, dependendo do dinheiro que podem gastar e daquilo que pretendem de um dispositivo de armazenamento. No entanto, quem trabalha com dados altamente sensíveis, ou que procura o melhor em termos de segurança, preferem drives como a nova Ironkey da Kingston.

Devido ao foco na segurança dos dados, este tipo de drives nunca oferecem o melhor em termos de desempenho, mas também não são lentas demais. Segundo a Kingston, esta IronKey VP80ES, consegue velocidades de leitura de 250 MB por segundo quando estão ligadas através de uma ficha USB Type-C com USB 3.2 Gen 1.

IronKey

Para além da segurança, o que a Kingston pretendeu foi facilitar a vida dos utilizadores. Daí ter incluído o ecrã que permite o acesso aos controlos de administração da drive. Permite configurar um PIN, uma password ou frase, definir regras para as passwords, bloqueio automático da drive após um certo período e ligar e desligar a protecção contra escrita.

Se o utilizador falhar a inserção da password entre 10 e 30 vezes, a drive apaga-se sozinha de forma segura para evitar ataques de brute-force.

O utilizador também pode tornar aleatória a forma como os elementos da interface são apresentados e apagar os dados manualmente em segurança. Do lado do hardware, o IronKey VP80ES suporta a norma XTS-AES 256-bit e tem um microprocessador certificado CC EAL5+.

Externamente, a drive inclui uma bolsa de transporte em neoprene e inclui um cabo USB Type-C para USB Type-C e um adaptador USB Ty+e-C para USB Type-A. A IronKey VP80ES vai estar disponível com três capacidades; 480 GB, 960 GB e 1,82 TB.

Ainda não há preços para Portugal.