Kindle já pode converter ficheiros epub

Ao fim de 15 anos, os leitores de e-books Kindle da Amazon já vão poder receber ficheiros epub.
Kindle
Foto @felipepelaquim - Unsplash

Demorou cerca de 15 anos, mas o suporte para os ficheiros ePub acabou por chegar aos leitores de e-books Kindle da Amazon. A notícia foi dada pela primeira vez pelo site Good E-reader que descobriu uma menção numa actualização na documentação do Kindle que dá conta que o serviço ‘Send to Kindle’, que permite converter e enviar ficheiros para os Kindle, vai permitir converter ficheiros ePub para que possam ser reconhecidos pelo leitor. Espera-se que esta funcionalidade chegue na segunda metade de 2022.

Esta alteração pode parecer um pormenor, mas resolve um problema que se arrasta há muito tempo na indústria dos livros digitais. A loja de e-books Kindle da Amazon é uma das maiores do mundo e o formato ePub é o mais usado em e-books e, até agora, os leitores Kindle não eram compatíveis com ficheiros ePub. Isto obrigava os donos dos Kindle a converterem os seus livros à mão através de aplicações, como a Calibre.

Outra novidade é que os Kindle vão perder a compatibilidade com ficheiros MOBI, um formato que chegou a ser proprietário da Amazon durante algum tempo. Com a aquisição da Mobipocket pela Amazon em 2005, a empresa mudou o nome do formato de MOBI para AZW, Se já tiver ficheiros MOBI num Kindle, nada muda porque a actualização só se vai aplicar a novos livros.