Dicas para elaborar o seu CV de forma eficaz

Como apresentar um CV atraente e eficaz, destacando a sua formação, mas também a sua personalidade? Descubra as nossas dicas para escrever o seu CV de forma eficaz!
Corriculum
Foto Van Tay Media - Unsplash

Na hora de procurar um emprego, é fundamental cuidar do conteúdo e da apresentação do seu currículo. Este último reflecte a primeira imagem que o recrutador tem de si e representa seu passaporte para conseguir a sua entrevista. No entanto, não é fácil sintetizar os dados que quer apresentar, destacando-os. Neste artigo vamos dar algumas dicas para aperfeiçoar este exercício Mais informação adiante.

1 ATRAIR OS OLHOS

Sabia que os recrutadores gastam em média entre 6 e 40 segundos lendo um currículo? Esse tempo é aumentado para 1 min 20 seg quando decidem seleccionar o candidato entre os “finalistas” (fonte: regionjob). É por isso que é preciso ser impactante para despertar no “recrutador” a vontade de conhecer o seu perfil e de o diferenciar dos demais candidatos. A apresentação deve ser arejada, clara e o seu estilo curto e conciso para chegar ao ponto. O seu CV, actualizado, deve ter no máximo 2 páginas, de forma a estabelecer o equilíbrio entre sobriedade e originalidade. O CV pode ser um pouco mais avançado dependendo da sua área de actuação. Por fim, não deixe de escolher o tamanho da letra e a tipografia para deixar tudo homogéneo e agradável de ler.

2 ORGANIZE A SUA TRAJECTÓRIA

Terá que expor sua experiência, conhecimento e habilidades, bem como informações sobre si. Para fazer isso, priorize todos estes dados em 5 categorias:

  • O seu estado civil, incluindo seus dados de contacto e a sua idade, devem estar no canto superior esquerdo;
  • A sua experiência profissional, onde deve desenvolver suas missões, mesmo que seja um estágio ou período de trabalho e estudo. Pode optar por classificá-los do mais antigo para o mais recente, ou do mais recente para o mais antigo, ou até mesmo por tema, o que pode ser inteligente no caso de ter tido um período de inactividade.
  • A sua formação, que inclui a licenciatura, o ano e o local de obtenção. Se for recém-licenciado, é aconselhável colocar esta categoria antes da experiência profissional, detalhando os cursos realizados de forma a apoiar as competências adquiridas. Clique aqui para mais informações.
  • As suas capacidades, em línguas estrangeiras. É também o lugar para destacar as suas habilidades técnicas que comprovam a sua experiência. Não hesite em usar linguagem técnica caso atenda aos critérios da vaga pretendida;
  • As suas informações adicionais ou hobbies. Esta secção não deve ser negligenciada, porque pode ser de grande valia para o recrutador que assim terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre si.

3 MOSTRAR MOTIVAÇÃO E APLICAÇÃO

Não espere seduzir um recrutador enviando um CV e uma carta de apresentação padrão. É realmente muito importante personalizar seu perfil. Cabe a si informar-se com antecedência sobre a empresa e o cargo, para mostrar seu interesse pela estrutura e ganhar relevância. Tenha cuidado também para permanecer realista e não inventar ou exagerar certas experiências! Se o recrutador descobrir o engano, todas as suas capacidades serão questionadas. Por fim, reserve um tempo para ler o seu CV com atenção, para detectar quaisquer erros ortográficos ou gramaticais. Os erros de ortografia são de facto mal vistos pelos recrutadores.

4 DEIXE-SE LEVAR PELO DIGITAL

Já pensou nas novas ferramentas que existem? Entre redes sociais, bibliotecas de currículos, quadros de empregos, currículos em vídeo, agora tem uma ampla gama de oportunidades para se destacar e impressionar com a sua apresentação. Portanto, é de seu interesse dominar essas ferramentas para obter um perfil poderoso!

Seguindo estas dicas, certamente o seu CV vai destacar-se entre os demais e certamente aumentará e muito as suas hipóteses de ser chamado para uma entrevista e ser recrutado. Veja o seu CV como um auto-retrato profissional, logo, não pode descuidar essa imagem, que é crucial para a sua carreira profissional e certamente vai impactar em muitas outras áreas da sua vida.